Esporte

Copa do Brasil: Corinthians vence o Vasco por 2 a 1, é tetracampeão

Foto: Reprodução

Corinthians venceu o Vasco por 2 a 1, neste domingo (21), em pleno Maracanã, e sagrou Campeão da Copa do Brasil 2025. O Timão conquistou a sua quarta taça — todas erguendo os troféus fora de casa (1995, 2002, 2009 e 2025). Yuri Alberto e Memphis Depay foram os autores do triunfo memorável, que leva o clube para a Conmebol Libertadores e Supercopa Rei em 2026. Pelo lado do Vasco, fica o vice-campeonato apesar dos aplausos de seus torcedores. Nuno Moreira marcou, mas não foi suficiente.

Para a delirio da fiel, a vitória na casa do adversário, dá uma sensação de extasse. O Timão percorreu um longo caminho para alcançar o título. A equipe alvinegra entrou no torneio já na terceira fase e passou pelo Novorizontino para chegar às oitavas. Depois, despachou outras grandes equipes do futebol brasileiro, como Palmeiras (oitavas), Athletico-PR (quartas) e Cruzeiro (semis).

Já na grande final da Copa do Brasil neste domingo, o Corinthians venceu o Vasco, assim como o fez 25 anos atrás, no mesmo Maracanã, na final do Mundial de Clubes da Fifa de 2000.

Com o vice-campeonato da Copa do Brasil, o Vasco segue amargando uma longa seca de títulos nacionais. São mais de 14 anos sem saber o que é um título desta categoria — o último foi a própria Copa do Brasil, mas na edição de 2011. A derrota também marca o primeiro vice-campeonato de Fernando Diniz dentro do Maracanã. Antes, ele tinha três títulos nas três finais que disputou, todas com o Fluminense.

Dorival Júnior na partida entre Vasco x Corinthians – Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Rei das Copas!

Pela quarta vez o técnico Dorival Júnior é campeão da Copa do Brasil. Com a conquista pelo Corinthians neste domingo, o treinador igualou Luiz Felipe Scolari, o Felipão, como maior vencedor da competição. Foi o quarto título pela quarta equipe diferente — três delas são paulistas: Santos (2010), Flamengo (2022), São Paulo (2023) e Corinthians (2025).

Com a conquista, o Corinthians encerrou a temporada com dois títulos. O Timão levou o Paulista sobre o Palmeiras em março e, agora, fecha o ano com a Copa do Brasil sobre o Vasco.

A final da Copa do Brasil quebrou o recorde de renda no futebol brasileiro em 2025. A bilheteria bruta da partida no Maracanã foi de R$ 13,2 milhões. O antigo recorde pertencia à final da Supercopa do Brasil, quando o Flamengo derrotou o Botafogo por 3 a 1, com uma renda de R$ 9,7 milhões.

Memphis decide

O segundo tempo manteve a tensão elevada, com o Vasco tentando pressionar, mas esbarrando na solidez defensiva do time de Dorival Júnior. O lance capital do título nasceu de uma jogada coletiva aos 62 minutos. Breno Bidon iniciou a construção, Matheuzinho acionou Yuri Alberto na área e o camisa 9, desta vez servindo de garçom, tocou para Memphis apenas empurrar para o gol vazio, decretando o 2 a 1.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo