Esporte

Copa do Mundo Feminina: Espanha vence Inglaterra por 1 a 0, conquista título inédito

A Espanha venceu a Inglaterra para ficar com o título mundial. O pódio completamente europeu ainda teve Suécia, que ficou com a terceira colocação após bater a Austrália por 2 a 0 no sábado, 19, no Brisbane Stadium. É a primeira vez que todas as seleções que terminaram nos três primeiros lugares de uma edição são da mesma confederação (UEFA).

Olga Carmona brilha no estádio Olímpico de Sidney para confirmar o primeiro título da história das espanholas; Mary Earps ainda defende pênalti pela Inglaterra, mas não foi o suficiente.

A lateral-esquerda balançou as redes e tornou-se responsável pelo gol que deu o inédito título mundial ao país. Gravado em sua camisa, o nome da mãe de uma amiga: “Essa vitória foi uma conquista e queremos dedicá-la a mãe de uma das minhas melhores amigas que morreu recentemente. Eu quis mostrar o nome dela.”

Salma Paralluelo, com apenas 19 anos, deixa a Copa da Austrália e Nova Zelândia como uma das principais revelações do país e do mundo. Não à toa, termina o torneio com o troféu de melhor jogadora jovem da Copa. É a primeira – entre homens e mulheres – a conquistar o Mundial Sub-17, Sub-20 e o principal. Foram dois gols marcados na Copa, justamente nas quartas e semifinal do torneio, sendo portanto decisiva para a conquista da Espanha.

Com o terceiro lugar na atual edição, a Suécia se isolou como a seleção que mais vezes conquistou a medalha de bronze no torneio (4), superando os Estados Unidos (3). Três dos últimos quatro Mundiais tiveram as suecas na terceira posição (2011, 2019 e 2023).

Suécia vence Austrália e conquista terceiro lugar da Copa do Mundo Feminina – Foto: Reuters/Amanda Perobelli

Apesar da derrota, a Austrália garantiu sua melhor campanha na história do torneio e a terceira melhor colocação de um país-sede. O quarto lugar australiano só é superado pelo terceiro lugar dos Estados Unidos em 2003 e pelo título das estadunidenses em 1999.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo