Copa do Mundo Feminina: Espanha aplica goleada na Zâmbia de 5 a 0
Após vencer a Costa Rica na primeira rodada, a Espanha voltou a campo contra a Zâmbia amanhã (26), no Estádio Eden Park, em Auckland, na Nova Zelândia, e aplicou uma goleada na adversária.
Prevaleceu o favoritismo no jogo que completou a segunda rodada do Grupo C da Copa do Mundo Feminina de Futebol. Em partida realizada na manhã desta quarta-feira (26) no Eden City, em Auckland/NZL, a Espanha goleou a Zâmbia por 5 a 0. Teresa Abelleira, Jennifer Hermoso (duas vezes) e Alba Redondo (duas vezes) garantiram a vaga antecipada das hispânicas à próxima fase do Mundial 2023.
A vitória garantiu a classificação espanhola para as oitavas de final do Mundial – e também assegurou a passagem do Japão para o mata-mata. A Espanha tomou a liderança do grupo C, chegando a seis pontos e oito gols de saldo, deixando para trás as japonesas, que têm a mesma pontuação e saldo de sete gols. Desta forma, para passar como primeiro colocado, o time europeu joga por um empate no confronto direto com a equipe asiática, na próxima segunda-feira. Zâmbia e Costa Rica, sem somar pontos até agora, estão eliminadas.
A Espanha buscou implementar seu estilo de muita movimentação nos primeiros minutos e não demorou a abrir o placar. E com um belo lance. Jenni Hermoso, Mariona e Alexia Putellas fizeram boa triangulação pela esquerda, envolvendo a marcação de Zâmbia. Então, Hermoso rolou para Teresa, que bateu colocado de fora da área e marcou um golaço.
O segundo gol veio logo depois, aos 12. De novo, a Espanha chegou pela esquerda, trocando passes. Putellas recebeu na área e cruzou na medida no segundo poste, onde Hermoso apareceu livre e completou de cabeça. A pressão espanhola continuou, mas o time não conseguiu converter as chances criadas em sequência.
As redes balançaram de novo no meio do segundo tempo, aos 23, quando Alba Redondo recebeu lançamento nas costas da zaga. Ela saiu cara a cara com Sakala, driblou a goleira e completou para o fundo das redes. Na jogada seguinte, saiu o quarto gol, novamente com Hermoso em destaque.
Após cruzamento de Carmona pela esquerda, Irene Guerrero chegou para completar na área e mandou a bola na trave. O rebote foi direto para os pés de Hermoso, que emendou para o gol. O lance chegou a ser anulado por impedimento de Carmona na origem da jogada, mas, depois de uma longa revisão, o VAR apontou que o gol foi legal. A juíza Oh-Hyeon Jeong, inclusive, chegou a se confundir na hora de anunciar para todo o estádio sua decisão.
A Espanha seguiu na pressão e conseguiu um gol que, para o duelo desta quarta não fez tanta diferença, mas mudou o cenário do grupo C. Alba Redondo recebeu cruzamento na área, dominou e bateu para o gol, colocando 5 a 0 no placar. Com o quinto gol, as espanholas ultrapassaram o Japão no saldo, tomando a liderança do grupo C – antes, as campanhas estavam 100% iguais, em todos os critérios.