Copa do Mundo Feminina: Suécia goleia a Itália por 5 a 0 e está nas oitavas de final
A Suécia entrou para o grupo das equipes classificadas para as oitavas de final da Copa do Mundo Feminina com uma boa vitória sobre a Itália. A equipe medalhista de prata nas Olimpíadas de Tóquio superou as italianas por 5 a 0, na madrugada deste sábado, em Wellington, na Nova Zelândia, com três gols na reta final do primeiro tempo. Ilestedt (duas vezes), Rolfö, Blackstenius e Blomqvist garantiram o triunfo.
Com a vitória, a Suécia se tornou a terceira seleção a garantir a classificação para as oitavas de final de forma antecipada, juntando-se a Japão e Espanha. A equipe chegou a seis pontos no grupo G, três a mais que a Itália, segunda colocada. Como África do Sul e Argentina só têm um ponto, não podem mais alcançar as suecas, que enfrentarão as argentinas na rodada final, precisando de apenas um empate para garantir a liderança.
A Itália começou o duelo com boa postura, conseguindo criar chances, mas depois a Suécia conseguiu reagir e empurrar as italianas para o campo de defesa. E, depois de alguma dificuldade para finalizar no alvo, resolveu o duelo na reta final da etapa inicial, com três gols em sete minutos.
O primeiro saiu com a ajuda da bola parada. Após cobrança de escanteio fechada, Ilestedt apareceu na pequena área para desviar e abrir o placar aos 39. Cinco minutos depois, mais um escanteio ajudou as suecas a ampliarem: a goleira Durante tentou afastar o perigo, mas a sobra foi direto para Rolfo, que completou para o gol.
Já nos acréscimos, a seleção sueca conseguiu deixar o placar em 3 a 0 antes do intervalo. Depois de boa jogada pela direita, com cruzamento rasteiro de Kaneryd, a zaga italiana tentou cortar, mas Blackstenius chegou para completar para o fundo das redes. Na volta dos vestiários, não demorou para a bola parada fazer a diferença de novo: Ilestedt subiu e cabeceou entre as zagueiras para fazer o quarto da Suécia.
Nos acréscimos, ainda veio o quinto gol sueco, em belíssima jogada de Blomqvist. Após bola longa, a atacante deu um belo drible na marcadora, arrancou e saiu cara a cara com a goleira, batendo na saída e fechando o placar.