CidadesGoiânia

Criador do ‘Katteca’ morre aos 71 anos em Goiânia

O cartunista João Luiz Brito Oliveira, conhecido como Britvs e criador do personagem “Katteca”, morreu na sexta-feira (7), aos 71 anos, em Goiânia. Uma das filhas dele, a professora Lorena Advíncula Brito, de 41 anos, contou que o pai morreu por problemas cardíacos.

O personagem Katteca, criado por Britvs, era um indiozinho que estampava os quadrinhos do Jornal O Popular, onde o cartunista atuou por mais de 50 anos. Ele ficou conhecido pelo humor com que tratava assuntos políticos e sociais do estado.

A filha contou que o pai passou mal na madrugada de sexta-feira, por volta de 4h, e foi levado ao Hospital Jardim América, onde já chegou inconsciente. Ele teve o óbito confirmado às 17h do mesmo dia.

Tirinha do personagem “Katteca”, feita por cartunista João Luiz Brito Oliveira, conhecido como Britvs — Foto: Reprodução/O Popular

Lorena contou que, além de problema cardíaco, o pai também tinha diabetes, o que também teria contribuído para o agravamento do quadro de saúde. A causa da morte foi apontada como choque cardiogênico, que é uma falha no coração que pode levar a falência de múltiplos órgãos e à morte.

O corpo do cartunista foi sepultado no Parque Memorial de Goiânia, neste sábado (8), por volta das 15h.

Tirinha do personagem “Katteca”, feita por cartunista João Luiz Brito Oliveira, conhecido como Britvs — Foto: Reprodução/O Popular

Cartunista João Luiz Brito Oliveira, criador do ‘Katteca’ morre aos 71 anos em Goiânia, Goiás — Foto: Arquivo pessoal/Lorena Advíncula Brito

Segundo a filha, atualmente o pai estava aposentado e morava sozinho em uma casa na capital. Britvs teve dois casamentos e estava divorciado. Ele deixa quatro filhos.

Fonte: g1

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo