Cybelle Tristão aceita convite de Caiado, se filia ao União Brasil e vai tentar segundo mandato como vereadora, desta vez por Goiânia
Apadrinhada pelo chefe do Executivo goiano, Cybelle está confiante na volta ao cenário político, pois já acumula experiência frente ao poder legislativo e conhece de perto os problemas da classe feminina e da segurança pública.
Pré-candidata foi vereadora em 2013 e delegada por 19 anos em Aparecida de Goiânia. De volta à política, o tema segurança pública e defesa das mulheres será o foco principal, além da limpeza urbana, saúde e educação.
A ex chefe de polícia da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) e delegada regional de Aparecida de Goiânia, por 19 anos, Cybelle Tristão, ficou conhecida no mundo policial, solucionando casos de grande repercussão local; por sua luta incansável na segurança e defesa das mulheres e também como a primeira mulher eleita para a Câmara Municipal do segundo maior colégio eleitoral de Goiás, desde 1988 no ano de 2013, quando ocupou pela primeira vez uma das cadeiras do legislativo aparecidense, tendo apresentado projetos de lei de suma importância para a melhoria do município, entre eles destacamos o projeto de lei que se transformou na Lei n° 3164/2014, que proíbe a venda de armas de brinquedo no Município de Aparecida de Goiânia.
Ela agora está de volta ao cenário político, a convite do governador Ronaldo Caiado (UB).
Aceitou o desafio é claro, se desligou de sua atual função frente a Polícia Civil de Goiás (PCGO ), como gerente de coordenação das delegacias regionais em Goiânia e já está filiada no partido do chefe do executivo, o União Brasil( UB).
“Tenho uma história na política aparecidense, onde atuei como delegada por 19 anos, sendo três deles, como titular da Deam. Fui vereadora na gestão de 2013 a 2016e presidente de partido no segmento Mulher”, relembrou.
Tristão nasceu e se formou em direito em Goiânia. Acabou retornando para lá, quando passou a exercer a coordenação da PC e será pela capital que ela agora vai arriscar o segundo mandato.
“Meu vínculo com a capital é muito grande. Eu nasci, cresci , estudei e me formei em Goiânia. E quando passei em 2003 no concurso da polícia, me mudei para Aparecida. Mas na verdade, sempre mantive os dois domicílios”, ressaltou
Ações visando o combate a violência contra a mulher e especialização pela UFG no segmento Feminino
Cybelle sempre levantou a bandeira das mulheres, durante sua caminhada .
E para aprofundar ações visando o combate a violência contra a mulher, ela se especializou pelo segmento feminino, pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
“É um assunto que tenho propriedade para tratar e falar. Iremos trabalhar não somente à violência e segurança da mulher goiana. Iremos criar políticas públicas, visando o empoderamento da classe feminina. Lutar para que essas mulheres tenham oportunidade de emprego, capacitação profissional, creche e escolas de tempo integral para que possam deixar seus filhos. Porque a figura feminina é o centro da família”, pontuou
Visando alcançar a proteção e a promoção social aos Idosos e PcD
Assegurar sistema educacional inclusivo, ofertar recursos de acessibilidade e garantir pleno acesso ao currículo em condições de equidade, apoiar as escolas inclusivas já existentes e lutar por mais espaços para crianças, jovens e adultos dentro do Espectro autista. Segundo Cybelle , Goiânia necessita com urgência de uma casa de acolhimento dedicada aos autistas .
“Precisamos realmente ter a “casa do autista”. Pensando não somente nos que estão no espectro, mas também, nos familiares que precisam de uma rede de apoio capacitada e acolhedora. Um lugar onde a mãe se sinta segura em deixar seu filho e poder voltar ao mercado de trabalho. Almeja Cybelle.
“Precisamos olhar para a população vulnerável , como um todo. A classe dos idosos. Que carece de políticas públicas , voltadas a eles. Tenho acompanhado o crescimento da violência contra a população idosa e temos que trabalhar por isso”, sublinhou a pré-candidata.
Na segurança pública
Tristão planeja fazer gestão junto ao Poder Executivo para a implantação do sistema de videomonitoramento da capital, em sua maior proporção, nos moldes do que temos hoje em Aparecida de Goiânia, o que contribui tanto para a prevenção, quanto elucidação de crimes. Além, de buscar, cada vez mais o fortalecimento da GUARDA CIVIL METROPOLITANA, principalmente, nas ações de combate à violência contra a mulher
E para finalizar , ela deixa um recado aos seus presentes eleitores e futuros .
“Estamos vivendo um processo de transformação em nossa sociedade. E precisamos da participação efetiva de todos os eleitores na política. Tudo gira em torno da política. A política bem feita e bem trabalhada é muito importante para a sociedade. E se não participarmos do processo político , depois não poderemos cobrar . Que os eleitores se engajem na política , procurem olhar a qualificação, os projetos e os trabalhos prestados pelo candidato que escolherem. Enfim, que o eleitor não seja omisso e participe ativamente deste processo político”, recomendou Cybelle Tristão.
Suely Carvalho