Polícia

Dentista é presa suspeita de deformar pacientes, em procedimentos estéticos, em Goiânia-GO

Dentista Hellen Kacia Matias da Silva é suspeita de deformar pacientes em cirurgias estéticas, em Goiânia – Foto: Divulgação/Polícia Civil

A dentista Hellen Kacia Matias da Silva, foi presa pela Polícia Civil na clínica onde atendia os pacientes, no Setor Oeste, um bairro nobre da capital goiana. Hellen também dava cursos para outros profissionais da saúde e afirmava ter criado um método para retirar a gordura do pescoço. O procedimento só pode ser realizado por profissionais de medicina. Pelo menos 13 vítimas foram ouvidas pela Delegacia do Consumidor.

O mandado de prisão preventiva foi cumprido nesta terça-feira (30), juntamente com outros quatro mandados de busca e apreensão em endereços ligados à investigada, em Goiânia e Santa Bárbara de Goiás.

Dentista, Hellen Kacia Matias da Silva – Foto: Reprodução/Redes Sociais

Além da execução de serviço de alta periculosidade, ela foi presa por exercício ilegal da profissão. A informação é da Polícia Civil.

A profissional tem mais de 650 mil seguidores no Instagram. Além de anunciar os procedimentos estéticos, leciona cursos para outros profissionais da área, informou a polícia.

Além de fazer as cirurgias em local inadequado, a mulher tratava pacientes que tinham o rosto deformado com descaso. A informação é de funcionários ouvidos pela polícia.

De acordo com a delegada, há vítimas de Hellen nos estados de Goiás e São Paulo, pois a profissional viaja para realizar procedimentos e também ministrar cursos.

Dentista é suspeita de deformar pacientes ao realizar cirurgias estéticas, em Goiânia, Goiás – Foto: Divulgação/Polícia Civil

Materiais vencidos

No instituto coordenado por Hellen, no Setor Oeste, a polícia encontrou diversos instrumentos cirúrgicos, anestésicos e medicamentos vencidos. Os materiais foram apreendidos e descartados pela Vigilância Sanitária. O órgão autuou a dentista por inadequação do alvará sanitário do estabelecimento, que não autorizava a realização de nenhum procedimento invasivo.

Cursos

Dentista Hellen Kacia Matias da Silva usava perfil com mais de 650 mil seguidores para divulgar cursos, em Goiânia – Foto: Reprodução/Redes Sociais

Em posts na internet, Hellen divulgava cursos em que ensinava para outros profissionais da saúde técnicas de procedimentos que só podem ser feitos por cirurgiões plásticos, como face lifting.

“Aprenda a revolucionária técnica de lipo de papada sem flacidez e diferencie-se no mercado de estética facial. No nosso curso está incluso todo o conteúdo com aula teórica e prática com paciente modelo”, diz uma das publicações.

De acordo com a delegada, além de vítimas de procedimentos realizados por Hellen, a Polícia Civil encontrou clientes insatisfeitos com resultados de procedimentos feitos por “alunos” da dentista.

Indenização

Em abril de 2023, Hellen e uma clínica estética foram condenadas a pagar R$ 10 mil em uma indenização por danos morais a uma paciente que teve o nariz deformado após a realização de uma rinomodelação com a profissional.

Na sentença, é dito que um laudo pericial concluiu que houve uma falha técnica na aplicação do ácido hialurônico durante o procedimento, resultando em uma necrose nasal isquêmica.

“No laudo pericial há a conclusão de que a existência de intercorrência do tipo necrose nasal isquêmica decorre da ação profissional, (…) evidenciada a falha técnica na aplicação do ácido hialurônico, logo, não tendo a parte requerida colacionado provas suficientes para contrapor essa conclusão, não há como afastar sua culpa”, considerou o juiz Danilo Luiz Meireles dos Santos.

Segundo o Tribunal de Justiça de Goiás, Hellen e a clínica condenada chegaram a entrar com um recurso para recorrer da decisão, mas ele foi negado. Agora, o processo segue normal, aguardando o cumprimento da sentença.

Em nota, o Conselho Regional de Odontologia disse que “medidas administrativas pertinentes estão sendo tomadas, obedecendo o devido sigilo aplicável ao caso”. A reportagem questionou se o registro profissional de Hellen continua ativo e aguarda retorno.

A divulgação da imagem e nome da dentista foi permitida pela Polícia Civil com o intuito de que novas vítimas procurem a delegacia para denunciar crimes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo