Diarreia aguda em Goiás: escolas registram surto da doença
Três escolas registram surto de diarreia aguda, em Goiânia, Goiás – Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Três escolas registram surto de diarreia aguda, em Goiânia, informou a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). Segundo a pasta, até o momento, 64 casos da doença foram confirmados nas unidades escolares.
Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que os surtos não são na rede municipal. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que não há ligação entre o surto de diarreia e as intituições de ensino e que as escolas estão sendo orientadas a reforçar a hidratação dos estudantes.
A coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da SES-GO, Grécia Pessoni, explicou que as amostras são analisadas e que, até o momento, não foi possível identificar a causa da doença.
Grécia destacou ainda que os surtos em Goiânia são em uma escola privada de ensino infantil, pública de ensino infantil e uma pública para jovens e adolescentes. “Elas não têm relação uma com a outra e são monitoradas”, disse.
Orientações
Em entrevista à TV Anhanguera, a coordenadora do Programa de Saúde na Escola da SME, Marislei Brasileiro, afirmou que as escolas são orientadas a notificar os casos e, no início do ano, receberam cartilhas de ações de prevenção.
“Há um mapeamento e as unidades são orientadas a notificar quando houver mais de três casos. É importante que as ações de prevenção sejam executadas pelos professores, administrativos, gestores e alunos”, afirmou Brasileiro.
Além da coordenadora, a superintendente em Vigilância de Saúde, Flúvia Amorim, destacou a importância da colaboração dos pais e responsáveis. “Criança doente não deve ir para creche ou escola, procure um médico”, disse.
NOTA – Secretaria de Educação
Em atenção à solicitação de informações sobre o surto de diarreia em vários municípios do Estado de Goiás, a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO) esclarece:
– Não há qualquer ligação entre o surto de diarreia e unidades escolares da rede pública estadual de ensino;
– A Seduc/GO ressalta que o surto de diarreia está ocorrendo em várias e diferentes localidades e os casos notificados já estão sendo investigados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES);
– Nesse sentido, as unidades escolares estão sendo orientadas a reforçar a hidratação dos estudantes e a seguir as indicações e determinações da SES.
fonte: g1