Entretenimento

Dona Ruth é acusada de alienação parental e negligência em decisão que tirou dela a guarda de Leo

Foto: Reprodução, YouTube / Purepeople

Murilo Huff conseguiu a guarda unilateral de Leo, filho que teve com Marília Mendonça, após uma disputa judicial com Ruth Moreira, avó da criança. Segundo a decisão judicial, divulgada pelo colunista Gabriel Perline, do programa “A Tarde é Sua”, situações de alienação parental e negligência médica deram vitória ao cantor na batalha contra a ex-sogra.

Ruth estava omitindo informações relevantes sobre o estado de saúde de Leo, diagnosticado com diabetes tipo 1 aos 2 anos. “[Ruth] frequentemente omite informações médicas essenciais ao pai, impede o envio de relatórios e laudos clínicos, instrui que se escondam medicamentos, laudos e sintomas”, diz um trecho da decisão.

Áudios e mensagens para babás mostram a mãe de Marília pedindo que Murilo não descobrisse, por exemplo, que a criança tomava antibiótico. “Não fala pro Murilo que ele tá tomando antibiótico”, “esconde o remédio” e “o Murilo quer se meter onde não sabe” são alguns dos trechos destacados pelo juiz.

Além de ser acusada de negligência, Ruth também teria cometido alienação parental. Segundo a avaliação do juiz, houve “quebra do dever de cooperação parental” e “violação do dever de transparência”.

Ruth é acusada de alienação parental por tentar “construir no imaginário infantil a falsa ideia de que o pai é ausente, incompetente ou irrelevante”. O juiz destaca que essas “práticas que configuram atos de alienação com consequências severas e duradouras ao desenvolvimento afetivo da criança”.

O juiz também frisa a prioridade de Murilo enquanto pai. “A figura da família extensa, embora reconhecida como núcleo de apoio afetivo e social relevante, não detém prioridade legal nem presumida para a assunção da guarda da criança. A guarda para avós e avôs é medida somente a ser considerada quando ambos os pais estão ausentes, impedidos, suspensos ou destituídos do poder familiar”, destaca outro trecho do documento. 

Dona Ruth está proibida de ver o neto?

Leo, agora, mora oficialmente com o pai, mas Ruth ainda terá o direito de ver o neto regularmente. Ele ficará com a avó em finais de semana alternados, das 18h de sexta-feira até 18h do domingo. A avó precisa retirar e deixar a criança na casa do pai.

Em períodos especiais, o regime será de alternância. Murilo e Ruth vão dividir ao meio os feriados prolongados e datas comemorativas. O mesmo vale para as férias escolares: a criança vai se dividir por quinzenas com a avó materna e o pai. Já o cronograma de Natal e Ano Novo será alternado entre anos pares e ímpares. Há a possibilidade de ajustes consensuais entre as partes e as visitas não precisarão de supervisão.

Ao regularizar as visitas, o juiz destacou que manter a convivência entre Ruth e Leo “constitui importante fator de estabilidade emocional, preservação de referências afetivas e manutenção dos vínculos familiares que estruturam a identidade da criança.”

Fonte: Purepeople

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo