Donald Trump é reeleito presidente dos Estados Unidos, em discurso agradece eleitores
Donald Trump dança acompanhado da esposa Melania Trump e do filho Barron Trump – Foto: Carlos Barria/Reuters
Os Estados Unidos já tem novo presidente, o cenário indica a vitória de Donald Trump. Em discurso entusiasmado agradeceu os eleitores:
“Vamos ajudar o nosso país a se curar. Temos um país que precisa de ajuda. Vamos consertar nossas fronteiras. Fizemos história, superamos obstáculos, e agora está claro que conquistamos a coisa mais incrível politicamente”, disse Donald Trump.
“A América nos deu um mandato poderoso e sem precedentes”, disse Trump. “Essa vitória nos permitirá fazer a América grande de novo”.
Trump ainda agradeceu os candidatos republicanos que conquistaram o controle do Senado americano, avaliando que o partido deve garantir, também, a casa baixa do Congresso americano, a Câmara dos Representantes.
Quando as urnas foram fechadas, todas as atenções se voltaram para sete estados americanos. Em cada um dos chamados estados-pêndulo (Carolina do Norte, Geórgia, Pensilvânia, Michigan, Wisconsin, Arizona e Nevada), tanto Kamala, quanto Trump poderiam vencer e somar delegados para completar o “número mágico” de 270 no Colégio Eleitoral.
Mas o que se viu foi uma lavada do candidato republicano. Em algumas horas de apuração dos votos, o ex-presidente cravou vitória na Carolina do Norte, na Geórgia e na Pensilvânia; nos demais estados, ele lidera de forma praticamente definitiva. E mais que isso: a vantagem de Trump é tanta que, pela primeira vez, ele avança para vencer no voto popular – com 51% da preferência, ele tem cerca de 5 milhões de votos à frente de Kamala.
No Senado, os republicanos fizeram 51 cadeiras e garantiram maioria; na Câmara, o cenário segue indefinido, mas os democratas podem sonhar com o comando da Casa.
Com força e estardalhaço, demonstrando controle total do Partido Republicano na marcha eleitoral, o ex-presidente Donald Trump derrotou a vice-presidente Kamala Harris nesta quarta-feira, 6, e voltará à Casa Branca, em um ciclo repleto de reviravoltas, processos e tentativas de assassinato.
Vitorioso nos chamados swing states, ou estados-pêndulo, capazes de oscilar a contagem de votos do Colégio Eleitoral, Trump deixou Kamala sem saídas viáveis para reverter a desvantagem, ultrapassando os 270 delegados necessários para chegar à Casa Branca.
Trump discursa a apoiadores na Flórida, na madrugada desta quarta-feira (6). – Foto: Alex Brandon/AP
Apoiadores de Trump comemoram – Foto: Evan Vucci/AP
Apoiadores de Donald Trump durante apuração da votação em Atlanta, na Geórgia — Foto: Eloisa Lopez/Reuters