Donald Trump promete impor tarifas para impulsionar EUA e cita Brasil
Foto: Ailson Robbert / Pool /
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu nesta segunda-feira (16) seus planos de impor tarifas sobre importações estrangeiras durante conferência de notícias em Palm Beach, na Flórida.
“Nós vamos tratar as pessoas de forma muito justa, mas a palavra ‘recíproco’ é importante, porque se alguém nos cobra… Se a Índia nos cobrar 100% e nós não cobrarmos nada pela mesma coisa”, disse. “Eles mandam uma bicicleta para nós, nós mandamos uma uma bicicleta para eles, eles nos cobram 100, 200. Índia cobra muito, Brasil cobra muito. Se eles querem nos cobrar, tudo bem, mas vamos cobrar a mesma coisa“, afirmou.
O republicano também ameaçou acrescentar taxas de 25% sobre produtos do México e do Canadá, bem como colocar tarifas adicionais de 10% sobre produtos chineses.
Isso aconteceria como forma de pressioná-los a reprimir o fluxo do opioide fentanil e a imigração ilegal para os EUA.
As falas de Trump foram em uma coletiva de imprensa em Mar-a-largo, a primeira desde que foi eleito. Esta foi a primeira vez, desde que venceu a eleição, que Trump mencionou explicitamente o Brasil como alvo de suas ameaças de aumento de tarifas.