Donald Trump sofre atentado em comício, na Pensilvânia
Donald Trump levanta o punho após supostos sons de tiros serem ouvidos em comício, na Pensilvânia — Foto: AP Photo/Evan Vucci
Donald Trump sofreu um atentado durante um comício, na cidade de Butler, estado da Pensilvânia, neste sábado (13). O ex-presidente ficou ferido e foi levado para o hospital. Uma pessoa que assistia o comício morreu e outras duas foram socorridas em estado grave. O suspeito dos disparos foi morto.
O candidato presidencial republicano discursava para seus eleitores quando os disparos foram feitos. Trump foi atingido de raspão na orelha. Na sequência, ele escoltado por seguranças e retirado do palco. O ex-presidente já recebeu alta e deixou o centro médico que o atendeu.
O Serviço Secreto dos Estados Unidos confirmou que autor dos disparos foi morto. De acordo com uma reportagem da CNN, fontes do FBI afirmaram que o suspeito é um homem de 20 anos. O nome dele ainda não foi revelado.
A polícia também recuperou um fuzil AR-15 semiautomático no local, segundo a Associated Press. A investigação será conduzida pelo FBI.
O Serviço Secreto dos EUA informou que Trump está seguro e que medidas de proteção foram implementadas ao seu redor. O ex-presidente já deixou a cidade onde o atentado aconteceu.
Além disso, a segurança foi reforçada em prédios públicos, como a Casa Branca, além de edifícios ligados a Donald Trump em Nova York.
Donald Trump leva mão à orelha assim que começam os sons de tiros em comício – Foto: REUTERS/Brendan McDermid
O promotor distrital também disse que Trump vai ficar bem e foi afastado pelo Serviço Secreto dos EUA. O oficial disse que um segundo espectador está em estado grave.
Jornalistas que estavam no local relataram que ouviram “uma série de fortes explosões ou estrondos” antes que agentes do Serviço Secreto corressem em direção a ele.
Comício de Trump é interrompido após sons de tiros, na Pensilvânia – Foto: AP Photo/Evan Vucci
Donald Trump aparece com ferimento na orelha após tiros em comício do ex-presidente americano, na Pensilvânia – Foto: AP Photo/Gene J. Puskar
Polícia retira vítima de atentado em comício de Donald Trump, na Pensilvânia — Foto: Rebecca DROKE / AFP
Trump fala
Horas depois do atentado, Donald Trump se pronunciou em uma rede social.
“Eu levei um tiro que atingiu o pedaço superior da minha orelha direita. Eu soube imediatamente que algo estava errado quando ouvi um zumbido, tiros e imediatamente senti a bala rasgando a pele. Sangrou muito, e aí me dei conta do que estava acontecendo”. Escreveu Trump.
Assessores de campanha do republicano disseram que ele está bem.
“O presidente Trump agradece às autoridades e aos socorristas pela sua ação rápida durante este ato hediondo. Ele está bem e está sendo examinado em um centro médico local”, informou o porta-voz da campanha do Partido Republicano.
Até a última atualização desta reportagem, um boletim médico não havia sido divulgado. Ainda não se sabem detalhes sobre os ferimentos sofridos por Trump.
Os republicanos informaram que Trump irá comparecer na convenção do partido, marcada para a próxima semana. No evento, o ex-presidente será oficializado como candidato na eleição presidencial de novembro. Ele também deve anunciar quem será o vice na chapa.
Biden comenta o episódio
O presidente Joe Biden disse que “todos” devem condenar o tiroteio ocorrido no comício de Donald Trump, que as autoridades dizem que deixou o atirador e um membro da plateia mortos.
“O resultado final é que o comício de Trump deveria ter sido conduzido de forma pacífica, sem qualquer problema. Mas a ideia de que existe violência política ou violência como esta na América é simplesmente inédita, simplesmente não é apropriada”, disse Biden, em uma declaração coletiva em Delaware.
fonte: g1