Mundo

Donald Trump vence primárias republicanas em New Hampshire

Donald Trump vencerá as votações primárias do partido Republicano em New Hampshire. Em um discurso para seus apoiadores, Haley parabenizou Trump e disse que vai continuar na corrida.

“Há conversas de que essa corrida terminou. Eu tenho notícias: New Hampshire é o primeiro (estado) na nação, não o último”, afirmou.

Questionada sobre os comentários de Trump, em comício no dia anterior, quando o ex-presidente sugeriu que ela provavelmente desistiria após a derrota em New Hampshire, Haley já havia sido enfática:

“Não faço o que ele me diz para fazer. Nunca fiz o que ele me diz” – disse Haley, que foi escolhida por Trump para ser embaixadora dos EUA nas Nações Unidas.

Em entrevista à Fox News logo após ser declarado vitorioso, Trump sugeriu que Haley suspenda sua campanha para que o partido possa direcionar recursos para derrotar Biden, embora tenha afirmado mais cedo que “nunca pediria a alguém para desistir”. Pouco depois, quando subiu ao palco em sua festa da vitória em Nashua, no sul do estado, Trump disse estar pronto para competir contra Haley na Carolina do Sul, mas passou grande parte do discurso criticando a adversária.

As urnas fecharam às 20h locais (22h em Brasília). Até a última atualização desta reportagem, com 87% dos votos apurados, os resultados estavam da seguinte forma:

  • Donald Trump: 54,5% — 11 delegados
  • Nikki Haley: 43,6% — 8 delegados
  • Outros: 1,9%

Trump conquistou uma vitória expressiva nas convenções de Iowa na semana passada, enquanto DeSantis e Haley terminaram em distantes segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Quantos delegados estão em jogo?

New Hampshire recebe 22 delegados, uma figura eleitoral dos Estados Unidos, no processo primário republicano. Isso corresponde a menos de 1% do total de delegados que votarão na convenção republicana — e efetivamente escolherão o indicado para disputar as eleições.

Os delegados republicanos do estado serão atribuídos aos candidatos proporcionalmente com base no seu desempenho nas primárias estaduais, mas os postulantes precisam obter pelo menos 10% dos votos para serem elegíveis para receber delegados.

Os republicanos e democratas registados votam nas suas próprias primárias, mas os eleitores independentes em New Hampshire, também conhecidos como eleitores não declarados, podem participar solicitando um voto republicano ou democrata.

As primárias são o sistema pelo qual os eleitores dos partidos dos EUA escolhem quem será o seu candidato para a eleição para presidente, que acontece em novembro.

No começo do dia, Haley já havia dito que que não iria desistir da corrida se perdesse a votação de New Hampshire para Trump.

Os eleitores de New Hampshire são considerados independentes e moderados, e por isso os analistas da política dos EUA diziam que essa etapa das primárias é uma das melhores chances de Haley.

De acordo com a AP, Trump venceu impulsionado pela votação nas pequenas cidades de New Hampshire, onde mora a maioria dos eleitores que participaram da primárias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo