Duas UPAs de Aparecida são as únicas do país a conquistar Selo Segurança do Paciente
Certificado recebido visa fortalecer e incentivar boas práticas na gestão do bem-estar do paciente, ao melhorar a qualidade assistencial e a eficiência hospitalar
As Unidades de Pronto Atendimento 24 Horas (UPAs) de Aparecida de Goiânia UPA Flamboyant e UPA Buriti Sereno conquistaram o Selo Segurança do Paciente, emitido pela Epimed Solutions em parceria com o Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente (IBSP), conforme os critérios estabelecidos no sistema Epimed Monitor Segurança do Paciente, em consonância com a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 36/2013. Elas são as únicas unidades da modalidade UPA do país a receberem a certificação.
“Qualquer que seja o incidente identificado adverso à segurança do paciente, são imediatamente feitas a notificação, a classificação, a investigação e a tratativa no sistema Epimed. Isso colabora para a gestão da segurança do paciente e para a eficiência hospitalar”, explica o secretário de Saúde, Bruno Hernandez.
Para ser certificada com o Selo Segurança do Paciente, as unidades devem atender a certos critérios de avaliação das instituições de saúde que utilizam o sistema Epimed Monitor Segurança do Paciente, definidos pelo IBSP e pela Epimed Solutions. Para o ano de 2023 foram percentual de notificações classificadas como ‘outra natureza’ menor ou igual a 25%; detecção precoce com tempo médio menor ou igual a sete dias; e investigação precoce com tempo médio menor ou igual a 45 dias.
O selo recebido pelas duas UPAs de Aparecida visa fortalecer e incentivar as boas práticas na gestão da segurança do paciente, melhorando a qualidade assistencial e a eficiência hospitalar, e é referente ao ano de 2023 e tem validade de um ano. A RDC 36/2013 institui ações para a promoção da segurança do paciente e a melhoria da qualidade nos serviços de saúde, e se aplica aos serviços de saúde, sejam eles públicos, privados, filantrópicos, civis ou militares, incluindo aqueles que exercem ações de ensino e pesquisa.
Fonte: Secom Aparecida