Esporte

Eleições no Flamengo: Luiz Eduardo Baptista (BAP) é eleito presidente para o próximo triênio

Luiz Eduardo Baptista, o BAP, é eleito presidente do Flamengo – Foto: Fred Gomes

Luiz Eduardo Baptista, o Bap, foi eleito presidente do Flamengo no próximo triênio (2025 a 2027). A Chapa Azul (Raça, Amor e Paixão), de oposição, encabeçada pelo empresário, venceu o pleito com 1.731 votos, em eleição realizada ao longo desta segunda-feira, na Gávea. O novo mandatário toma posse no dia 18 de dezembro.

Ao seu lado, Bap vai contar com Flávio Willeman, como vice-presidente. O advogado ocupou o posto de vice jurídico durante os dois mandatos de Eduardo Bandeira de Mello no Flamengo, entre 2013 e 2018. Da mesma chapa, Gustavo Fernandes foi eleito presidente da Assembleia Geral.

O resultado impediu o terceiro mandato seguido do grupo que compõe a Chapa Roxa, liderada pelo atual vice-presidente, Rodrigo Dunshee- que tinha o apoio do atual presidente Rodolfo Landim. A situação ficou com 1.166 votos. A Chapa Amarela, de Maurício Gomes de Mattos, terminou com 363 votos.

Nos minutos finais da eleição, houve uma confusão entre apoiadores da chapa 1, de BAP, e a chapa 3, de Rodrigo Dunshee. Para acalmar as discussões, que já estavam acaloradas, a chapa 1, que vestia camisas azuis, foi direcionada para a arquibancada. A chapa 3, de roxo, ficou na quadra.

Durante a apuração, a permanência no ginásio onde ocorreu o processo ficou restrita aos apoiadores das chapas que concorriam. Os sócios do clube tiveram que ficar do lado de fora. Parte dos apoiadores prostestou e defendeu o direito de acompanhar a apuração, enquanto sócios batiam nas portas do local.

Foto: Lucas Bayer/ Lance

Pela primeira vez, a eleição no Flamengo foi realizada com urnas eletrônicas. Elas foram fornecidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), e são as mesmas utilizadas nas eleições gerais e municipais. Com isso, o resultado da votação foi divulgado cerca de 40 minutos após o término do pleito.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo