Eliminatórias da Copa: Bolívia vence o Brasil por 1 a 0 e garante vaga na repescagem

Foto: Daniel Miranda/AFP
A Bolívia venceu o Brasil por 1 a 0, nesta terça feira (9), na altitude de 4.100 metro de El Alto. Na rodada de despedida das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.
Apesar de estar bem à vontade, a Bolívia só conseguiu abrir o marcador de pênalti, nos acréscimos e com o auxílio do VAR. Aos 48, o árbitro chileno Cristian Garay foi chamado ao monitor e assinalou pênalti de Bruno Guimarães. Miguelito cobrou e Alisson chegou a tocar na bola, mas ela morreu no fundo da rede.
A vitória fez com que a Bolívia chegasse aos 20 pontos nas Eliminatórias e garantisse a sétima colocação, desbancando a Venezuela, que também nesta noite foi derrotada pela Colômbia, por 6 a 3. Os bolivianos estão classificados para a repescagem da Copa do Mundo de 2026 e mantêm vivo o sonho de voltar a disputar a principal competição do futebol mundial. Ao fim da partida, os jogadores do time da casa foram às lágrimas, se abraçaram e festejaram muito o resultado com o público presente.
A Seleção entrou em campo já classificada para a Copa do Mundo e, com a derrota desta noite, terminou na quinta colocação com 28 pontos ganhos em 54 disputados. Ao todo, o Brasil conseguiu oito vitórias, quatro empates e seis derrotas durante o período.
Após perder para a Bolívia e encerrar a participação na quinta colocação das Eliminatórias, o Brasil agora terá mais quatro amistosos este ano. No mês que vem, a Seleção encara a Coreia do Sul em Seul, no dia 10, e enfrenta o Japão quatro dias depois, em Tóquio. Os adversários de novembro ainda não estão definidos, mas serão duas seleções africanas. Sétima colocada, a Bolívia disputará a repescagem para a Copa do Mundo em março do próximo ano.
Esta foi a pior campanha da Seleção Brasileira nas Eliminatórias.