CidadesGoverno de Goiás

Em São Luiz do Norte, Gracinha Caiado entrega casas a custo zero e distribui brinquedos do Natal do Bem

Coordenadora do Goiás Social repassou chaves a 50 famílias sorteadas no programa Pra Ter Onde Morar e entregou mais de 500 brinquedos no município

A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, entregou 50 casas a custo zero do programa Pra Ter Onde Morar – Construção, em São Luiz do Norte, nesta segunda-feira (18/12). O valor investido é de mais de R$ 6,5 milhões. Durante a visita, Gracinha também distribuiu brinquedos do Natal do Bem destinados à cidade. “O governador diz todo dia que a nossa missão é trabalhar para romper o ciclo da pobreza. Se você der oportunidade de estudo, oportunidade de residência, as pessoas em vulnerabilidade vão mudar suas vidas e a vida de toda a família”, destacou a primeira-dama.

Localizadas no Setor dos Funcionários Módulo I e II, as casas do programa são construídas com recursos do Fundo de Proteção Social de Goiás (Protege), coordenado pelo Gabinete de Políticas Sociais (GPS), e possuem estrutura completa. “As casas são entregues com água, luz, gramado e asfalto na porta. Todo o material da casa é de primeira qualidade para que as pessoas realmente possam transformar suas vidas e ter a oportunidade de um futuro melhor”, completou Gracinha.

Laiane Lima Alves, de 24 anos, está desempregada e foi uma das contempladas. “A gente que é mãe solteira sofre muito. Tenho dois filhos, então é uma felicidade imensa, não tem nem como explicar. Vai mudar minha vida e a dos meus filhos completamente”, comemorou. Kaylane Martins, de 19 anos, mora na casa da sogra e também está à procura de emprego. Kaylane explicou que a moradia vai garantir as condições para que ela alcance autonomia financeira. “É muito difícil conseguir comprar uma casa, então a emoção é muito grande de ganhar uma casa assim, é muita alegria”, celebrou.

As 50 novas moradias se somam a outras 100 que já foram entregues pelo Governo de Goiás em São Luiz do Norte e são construídas por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra). Segundo o presidente da Agehab, Alexandre Baldy, o programa Pra Ter Onde Morar deve alcançar 10 mil moradias a custo zero até o final de 2026. “Ao longo dessa semana, teremos várias entregas e aumentaremos ainda mais o quantitativo de moradias dignas em todo o estado”, explicou.

Fotos: Hegon Corrêa

As casas são custeadas integralmente pelo Governo de Goiás e os municípios fornecem o terreno e a infraestrutura. “Foi feita uma parceria da prefeitura com o governador Ronaldo Caiado, por meio da Agehab, que atende todos os nossos pedidos. É com alegria que a gente está entregando essas casas para essas famílias merecedoras, que vão ter moradia digna pelo resto das vidas delas”, celebrou o prefeito de São Luiz do Norte, Elieudes Moraes.

O programa é destinado a famílias cadastradas do CadÚnico cuja renda bruta não ultrapasse um salário mínimo, não possua imóvel próprio e tenha vínculo com o município há 3 anos ou mais. Cada unidade custa, em média, R$ 127 mil e possui sala de estar/jantar, cozinha, dois quartos, sendo um de casal, um banheiro, área de serviço coberta, quintal, acesso de pedestre cimentado, recuo frontal gramado e área construída de no mínimo 42 m².

Natal do Bem

Fotos: Hegon Corrêa

Menos de um mês após o início da distribuição de brinquedos, o Governo de Goiás já chegou à marca de mais de 525 mil presentes repassados aos 246 municípios goianos. A estrutura montada para receber as famílias goianas no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, já recebeu mais de meio milhão de visitantes.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo