Economia

Equatorial Goiás investe mais de R$ 30 milhões para ampliar e modernizar subestações de Goianira e Araçu  

Obra de ampliação e modernização beneficia cerca de 22 mil clientes da cidade

A Equatorial Goiás investiu mais de R$ 30 milhões nas obras de ampliação de modernização das Subestações Goianira e Araçu. Desde sua chegada a Goiás, há cerca de 11 meses, a Equatorial executa uma série de obras de melhorias em sua área de concessão, com foco na qualidade e disponibilidade no serviço de energia elétrica a seus clientes. As ações beneficiam diretamente cerca de 22 mil clientes das duas cidades e alivia o sistema elétrico da região. 

Em Goianira foi realizada uma grande modernização na subestação, com a substituição do transformador de 20 MVA por outro mais moderno. Também foi construída uma casa de comando nova e nela foram instalados novos equipamentos de controle e proteção, mais modernos e comandados à distância pelo Centro de Operação Integrada (COI) da distribuidora, em Goiânia. 

Em Araçu também foi instalado um novo transformador, de 6,25 MVA, 150% mais potente que o anterior de 2,5 MVA. A subestação foi praticamente reconstruída, contemplando a substituição de uma série de equipamentos entre transformadores, disjuntores, painéis de controle e proteção e para-raios, além da casa de comando, que é o cérebro da subestação. 

Também foram construídos novos vãos para a chegada de linhas de distribuição de energia nas duas subestações. Todas essas melhorias proporcionam maior flexibilidade operativa, com possibilidade de transferir cargas entre circuitos, evitando longas interrupções em casos de defeitos.   

O gerente de obras de Alta Tensão da Equatorial Goiás, Reginaldo Santos, comenta que as obras aliviam o sistema elétrico da região, que também beneficia cidades vizinhas como Inhumas, Caturaí, Trindade e Anicuns. “Com esta obra, a Equatorial Goiás entrega para Goianira e Araçu duas subestações renovadas, com capacidade, robustez e qualidade que proporcionam mais confiabilidade no fornecimento para atender a toda a população e ao desenvolvimento da região.” 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Grupo Equatorial

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo