Equatorial Goiás já normalizou 95% dos clientes da região metropolitana afetados pela forte chuva de ontem (24)
Municípios como Aparecida de Goiânia, Trindade, Senador Canedo e Bela Vista tiveram equipamentos danificados pelas rajadas de vento, objetos arremessados contra rede e descargas atmosféricas intensas
Após a forte chuva que atingiu a região metropolitana, a Equatorial Goiás restabeleceu o fornecimento de energia para 95% dos clientes afetados até às 8h desta sexta-feira (25). As chuvas desta quinta-feira (24) danificaram postes, cabos e outros equipamentos essenciais para o funcionamento da rede elétrica, especialmente em Aparecida de Goiânia, Trindade, Senador Canedo e Bela Vista, onde as equipes foram reforçadas para o atendimento emergencial.
Os ventos intensos arremessaram objetos sobre a rede e as centenas de descargas atmosféricas danificaram diversos equipamentos. Raios afetaram cabos e provocaram interrupções. A concessionária ressalta que descargas atmosféricas são responsáveis por cerca de 20% das interrupções no fornecimento, devido à sua alta intensidade, que pode causar curtos-circuitos e queima de equipamentos ao longo da rede.
De janeiro a outubro deste ano, foram registradas 4.390 descargas atmosféricas em Aparecida de Goiânia, 10.297 em Trindade, 14.053 em Bela Vista e 2.133 em Senador Canedo, intensificando a exposição da rede elétrica a danos severos. Os índices de chuva na Região Metropolitana já acumulam até 160 mm, o que corresponde a aproximadamente 120% da média histórica para o mês, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
A força-tarefa foi rapidamente mobilizada e utilizou manobras telecomandadas para restabelecer a energia na maioria das áreas afetadas, e as equipes continuam em campo para finalizar o reparo dos componentes restantes e normalizar o sistema em 100% o mais breve possível.
Importância do registro de ocorrências
Para acelerar o atendimento, a Equatorial Goiás reforça a importância do registro de falta de energia pelos canais oficiais, que funcionam 24 horas:
• Atendente virtual Clara pelo WhatsApp: 62 3243-2020;
• Aplicativo Equatorial Goiás (Android e iOS);
• Agência Virtual: www.equatorialenergia.com.br;
• Via SMS: Enviar mensagem com o texto “Faltadeenergia XXXXXXX” para o número 27949, substituindo “XXXXXXX” pelo número da Unidade Consumidora (UC).
O registro permite à Equatorial identificar as áreas mais impactadas e priorizar a recuperação do serviço, além de monitorar e avaliar continuamente a qualidade do atendimento prestado.
Assessoria de Imprensa Equatorial Goiás