Entretenimento

Equatorial Goiás patrocina debate de artes visuais em Goiânia 

Mercado SAPI retoma edição presencial na semana do aniversário da capital, com espaço qualificado de discussão sobre produção audiovisual no Centro-Oeste

A Equatorial Goiás está patrocinando a 7ª edição do Mercado SAPI. O evento, que é o ponto de encontro do audiovisual produzido no eixo Centro-Oeste, será realizado na semana do aniversário de Goiânia, entre os dias 24 e 28 de outubro. A iniciativa está entre os 20 projetos contemplados pelo programa do Grupo Equatorial intitulado E+ Cultura, que soma uma intenção de patrocínio de mais de R$ 6 milhões via Programa Estadual de Incentivo à Cultura – Goyazes.  

Depois de três anos em versão remota, o mercado SAPI chega à sua 7ª edição com um evento presencial que reunirá na capital goiana produtores, players e interessados em refletir e discutir sobre produção audiovisual, especialmente a produzida no Centro do Brasil.  

Esta edição representará um avanço na trajetória do SAPI. Além de promover a conexão entre o mercado e os produtores, buscará levantar pontos importantes, como a participação feminina, a inclusão, o desenvolvimento sustentável e o futuro da produção audiovisual. Essas temáticas serão trabalhadas de forma transversal por meio de palestras e mesas, mas também por meio dos encontros e da conexão entre produtores vindos de diferentes pontos do Centro-Oeste e do Brasil, com vivências e realidades distintas.  

A programação contará com painéis, mesas, debates, estudos de caso, masterclasses, oficinas, rodadas de negócios, Produtoras in Foco, que é um programa de aceleração para produtoras independentes, além do 5º Encontro de Coprodução e Conexão Regional, um espaço exclusivo de escuta e de fala no qual os participantes podem conversar sobre os desafios e perspectivas de suas produtoras, trocar experiências e encontrar parcerias. 

Sustentabilidade e diminuição da desigualdade de gênero 

Com a parceria da Equatorial Goiás, o 7º SAPI terá como missão desenvolver a produção audiovisual com o mínimo de impactos negativos no planeta. Desde 2021, o evento faz a compensação de carbono e possui o Selo Verde Ecooar, uma plataforma de compensação voluntária de GEE (Gases de Efeito Estufa) com auditoria online.  

Além de buscar o desenvolvimento sustentável, o mercado SAPI tem como missão gerar ações programadas de justiça social e diminuição da desigualdade de gênero. A produção audiovisual feminina, por exemplo, é o foco do Prêmio CORA, espaço dedicado à produção de mulheres do Centro-Oeste brasileiro. Em sua terceira edição em 2023, o CORA terá suas inscrições abertas no mês de julho e a premiação será entregue durante o 7º SAPI. 

O Mercado SAPI é um evento idealizado pela Panaceia Filmes, que acontece desde 2014, em Goiânia. É uma realização da Sol a Pino Filmes, do Governo do Estado de Goiás e Secretaria de Estado de Cultura de Goiás por meio do Programa Goyazes 2022. Conta com o patrocínio da Equatorial Goiás; com o apoio dos eventos de mercado do Nordeste Lab e Matapi, e com a colaboração da Tropix Filmes.  

Patrocínios 

A Equatorial Goiás chegou ao Estado disposta a promover e valorizar a cultura goiana e alguns projetos já foram realizados nesse pouco tempo de atuação do Grupo em Goiás, como a 23ª edição do Auto da Paixão de Cristo, em Goiânia; o Circuito Gastrô, que trouxe show de Alceu Valença também na capital e inclui outras atrações em diferentes municípios durante o ano; Todas as Coras; Circuito Cultural o Som e o Riso, em Minaçu; Festival Italiano de Nova Veneza; Música no Câmpus 2023; Educanto II; Festival Gastronômico e Cultural Junino do Milho, Arraiá Pé de Serra de Jandaia, Romaria de Trindade e agora o Mercado SAPI. 

Ainda estão previstos os projetos #Entocados; O Resgate do Circo; Circo na Estrada de Ferro; filme Mátria Amada Kalunga; Viola Cabocla – a história da viola cantada e contada; Viola EnCantos de Goiás; Josephinas – Comidas de Tradição – 3º Festival Gastronômico do Vale da Serra da Mesa; filme Terra Encantada; e Brincando com Poteiro. 

“O Grupo Equatorial Energia trabalha fortemente no apoio a projetos culturais nos estados onde atua e em Goiás não poderia ser diferente. Estamos concentrando esforços para direcionar este recurso importante para a valorização da cultura no Estado, pois entendemos que, ao fazer isso, estamos proporcionando oportunidades à população e contribuindo com a formação e o desenvolvimento integral dos cidadãos”, afirma o presidente da Equatorial Goiás, Lener Jayme. 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Grupo Equatorial

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo