Equatorial Goiás patrocina debate de artes visuais em Goiânia
Mercado SAPI retoma edição presencial na semana do aniversário da capital, com espaço qualificado de discussão sobre produção audiovisual no Centro-Oeste
A Equatorial Goiás está patrocinando a 7ª edição do Mercado SAPI. O evento, que é o ponto de encontro do audiovisual produzido no eixo Centro-Oeste, será realizado na semana do aniversário de Goiânia, entre os dias 24 e 28 de outubro. A iniciativa está entre os 20 projetos contemplados pelo programa do Grupo Equatorial intitulado E+ Cultura, que soma uma intenção de patrocínio de mais de R$ 6 milhões via Programa Estadual de Incentivo à Cultura – Goyazes.
Depois de três anos em versão remota, o mercado SAPI chega à sua 7ª edição com um evento presencial que reunirá na capital goiana produtores, players e interessados em refletir e discutir sobre produção audiovisual, especialmente a produzida no Centro do Brasil.
Esta edição representará um avanço na trajetória do SAPI. Além de promover a conexão entre o mercado e os produtores, buscará levantar pontos importantes, como a participação feminina, a inclusão, o desenvolvimento sustentável e o futuro da produção audiovisual. Essas temáticas serão trabalhadas de forma transversal por meio de palestras e mesas, mas também por meio dos encontros e da conexão entre produtores vindos de diferentes pontos do Centro-Oeste e do Brasil, com vivências e realidades distintas.
A programação contará com painéis, mesas, debates, estudos de caso, masterclasses, oficinas, rodadas de negócios, Produtoras in Foco, que é um programa de aceleração para produtoras independentes, além do 5º Encontro de Coprodução e Conexão Regional, um espaço exclusivo de escuta e de fala no qual os participantes podem conversar sobre os desafios e perspectivas de suas produtoras, trocar experiências e encontrar parcerias.
Sustentabilidade e diminuição da desigualdade de gênero
Com a parceria da Equatorial Goiás, o 7º SAPI terá como missão desenvolver a produção audiovisual com o mínimo de impactos negativos no planeta. Desde 2021, o evento faz a compensação de carbono e possui o Selo Verde Ecooar, uma plataforma de compensação voluntária de GEE (Gases de Efeito Estufa) com auditoria online.
Além de buscar o desenvolvimento sustentável, o mercado SAPI tem como missão gerar ações programadas de justiça social e diminuição da desigualdade de gênero. A produção audiovisual feminina, por exemplo, é o foco do Prêmio CORA, espaço dedicado à produção de mulheres do Centro-Oeste brasileiro. Em sua terceira edição em 2023, o CORA terá suas inscrições abertas no mês de julho e a premiação será entregue durante o 7º SAPI.
O Mercado SAPI é um evento idealizado pela Panaceia Filmes, que acontece desde 2014, em Goiânia. É uma realização da Sol a Pino Filmes, do Governo do Estado de Goiás e Secretaria de Estado de Cultura de Goiás por meio do Programa Goyazes 2022. Conta com o patrocínio da Equatorial Goiás; com o apoio dos eventos de mercado do Nordeste Lab e Matapi, e com a colaboração da Tropix Filmes.
Patrocínios
A Equatorial Goiás chegou ao Estado disposta a promover e valorizar a cultura goiana e alguns projetos já foram realizados nesse pouco tempo de atuação do Grupo em Goiás, como a 23ª edição do Auto da Paixão de Cristo, em Goiânia; o Circuito Gastrô, que trouxe show de Alceu Valença também na capital e inclui outras atrações em diferentes municípios durante o ano; Todas as Coras; Circuito Cultural o Som e o Riso, em Minaçu; Festival Italiano de Nova Veneza; Música no Câmpus 2023; Educanto II; Festival Gastronômico e Cultural Junino do Milho, Arraiá Pé de Serra de Jandaia, Romaria de Trindade e agora o Mercado SAPI.
Ainda estão previstos os projetos #Entocados; O Resgate do Circo; Circo na Estrada de Ferro; filme Mátria Amada Kalunga; Viola Cabocla – a história da viola cantada e contada; Viola EnCantos de Goiás; Josephinas – Comidas de Tradição – 3º Festival Gastronômico do Vale da Serra da Mesa; filme Terra Encantada; e Brincando com Poteiro.
“O Grupo Equatorial Energia trabalha fortemente no apoio a projetos culturais nos estados onde atua e em Goiás não poderia ser diferente. Estamos concentrando esforços para direcionar este recurso importante para a valorização da cultura no Estado, pois entendemos que, ao fazer isso, estamos proporcionando oportunidades à população e contribuindo com a formação e o desenvolvimento integral dos cidadãos”, afirma o presidente da Equatorial Goiás, Lener Jayme.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Grupo Equatorial