Clientes que serão impactados recebem aviso da distribuidora ou podem consultar sobre ações que incluem sua unidade consumidora.
Muita gente já ouviu falar em manutenção programada, mas não sabe exatamente o que é esse tipo de serviço e nem qual a sua finalidade. Pensando nisso, a Equatorial Goiás destacou os principais pontos que os clientes precisam saber sobre esse serviço tão importante para os consumidores e para a distribuidora.
O primeiro ponto é lembrar que a rede de distribuição de energia elétrica também precisa de manutenção, assim como os veículos ou mesmo a saúde. Por isso, as manutenções programadas proporcionam melhorias à rede e têm o objetivo de levar mais qualidade e confiabilidade ao fornecimento de energia. As ações contemplam podas de árvores, limpeza de faixas de servidão (áreas localizadas sobre as linhas de distribuição), implantação e substituição de postes, transformadores, cabos e outros equipamentos de rede e atividades.
Outra informação importante é que as manutenções programadas podem ocorrer com a linha viva (com energia) ou desenergizada, apenas na região onde serão realizados os serviços. Nos casos em que há o desligamento, a Equatorial Goiás sempre avisa aos clientes com, no máximo, 72 horas de antecedência, por meio de cartas entregues em cada casa ou estabelecimento comercial, informando data, horário e endereços envolvidos.
Mas o cliente também pode se antecipar e consultar sobre a manutenção programada em sua localidade. Para isso, ele deve realizar o seguinte procedimento:
– acessar a Agência Virtual da Equatorial Goiás em https://equatorialgoias.com.br/LoginGO.aspx ou, no site https://www.equatorialenergia.com.br/, clicar em Goiás e, em Links Úteis, acessar Agência Web;
– em seguida, digitar sua unidade consumidora (UC – número disponível na conta de energia, na parte superior da fatura, com fundo laranja), o CPF do titular e confirmar o captcha;
– no menu de Opções, à esquerda, clicar em Atendimento e, em seguida, Consulta de Desligamento Programado.
Caso o cliente esteja na área da manutenção programada, estarão disponíveis a data, horário de início e fim do serviço e o tipo de tarefa a ser realizada.
A Equatorial Goiás deixa claro que a manutenção programada não contempla cidades inteiras, mas sim trechos de bairros, ruas ou locais específicos dos municípios onde é necessária a ação corretiva. Quando há desligamento de energia, as datas e horários detalhados são informados diretamente aos consumidores onde ocorrerão os trabalhos.
Mais informações também podem ser adquiridas por meio dos seguintes canais de comunicação:
– Aplicativo Equatorial Goiás, disponível para download no Android e iOS;
– Assistente virtual Clara, pelo WhatsApp (62) 3243-2020;
– Central de Atendimento 0800-0620196 ou;
– Agências de atendimento presencial.
Outras Orientações
Quando o assunto é energia elétrica, todo cuidado é pouco. Por isso, é importante garantir a segurança de todos durante os desligamentos programados. E uma forma de fazer isso é evitar mexer na rede elétrica durante a realização do serviço, pois a energia poderá voltar antes do horário previsto.
É importante destacar que o desligamento poderá ser adiado temporariamente, no caso do atendimento de uma demanda emergencial. Se houver essa necessidade, a Equatorial Goiás informará a nova data para que os clientes se programem novamente.
Calendário
Abaixo, segue a lista de trechos de bairros de cidades que terão serviços de manutenção programada, no período entre 22/01 e 28/01.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Grupo Equatorial