Equoterapia e equitação ao nosso alcance na Caballus
A equoterapia é um método terapêutico que utiliza cavalos, que servem para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo, melhorando as funções neurológicas. Essa terapia é indicada para tratamento de uma gama de patologia, de acordo com a educadora Graziela Salvagni, equoterapeuta há 35 anos, fundadora da Caballus – Equoterapia e Equitação, que oferece seus serviços na sede da Sociedade Hípica de Goiânia, em frente ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).
“Por exemplo, pessoas que possuem deficiências físicas ou necessidades especiais, como síndrome de Down, paralisia cerebral, esclerose múltipla ou autismo são bastante beneficiadas com a equoterapia. Esse tipo de terapia, também chamada de hipoterapia ou terapia assistida por cavalos, tem como base os padrões repetitivos dos movimentos do cavalo, o que estimula as respostas da pessoa, melhorando a mobilização, o equilíbrio, o fortalecimento muscular e a interação social, entre outras coisas”, afirma Graziela, chamada também de Grazi.
Natural de São Paulo, Graziela atuou como amazonas; e, em Brasília, durante um curso, conheceu a médica italiana Citterio, referência internacional em equoterapia. Foi fazer cursos na Itália, por onde permaneceu por 23 anos. De volta ao Brasil, Grazi, que é psicomotricista e formadora de equipes, escolheu Goiânia para trabalhar. Já está há 10 anos à frente da Caballus, oferecendo o melhor da equoterapia e da equitação terapêutica, tanto que já ajudou muitas pessoas com depressão, síndrome do pânico e jovens que tentaram o suicídio.
Grazi ressalta que as sessões de equoterapia geralmente duram cerca de 30 minutos, são realizadas uma vez por semana, podendo ser realizadas individualmente ou em grupo, com orientação e acompanhamento de um terapeuta, que pode ser um fisioterapeuta especializado, psicomotricista ou fonoaudiólogo, por exemplo, para orientar os exercícios. A avaliação é gratuita e pode ser agendada com a própria Graziela, pelo celular (62) 98106-1015, pelo Instagran @caballusequoterapia, pelo e-mail gsalvagni@gmail.com ou, ainda, presencialmente.
Estive na Caballus para entrevistar Graziela e acompanhei duas sessões de equoterapia, com as lindas crianças Cecília e Laura, ambas com diagnóstico de atraso global. E fiquei realmente impressionado com o controle de tronco de cervical e a descarga do peso, bem como do trabalho de equilíbrio, lateralidade e o desenvolvimento da parte sensorial. A vovó de Cecília, Ione Aurora, está feliz com os resultados obtidos até o momento. “Estou realmente surpresa com os rápidos resultados positivos”, sintetizou.
O vocábulo latino “equitatiōne” chegou ao português como equitação. O conceito é usado para nomear a disciplina relacionada com a ação de montar cavalos. É uma arte e um esporte cujos praticantes mostram suas habilidades de andar a cavalo. E essa atividade também está à sua disposição na Caballus.
Diante do que vi, já estou agendando uma avaliação para minha neta Ana Rosa, e com o aval da minha esposa Rosângela, que me acompanhou na visita, inclusive fez as fotos que ilustra esse artigo. Que Deus continue abençoando ricamente o lindo trabalho desempenhado por Graziela Salvagni!
João Nascimento