Mundo

Explosão em navio petroleiro grego em ataque dos Houthis, no Mar Vermelho

Navio petroleiro foi atacado pelo grupo rebelde Houthis – Foto: Anadolu Agency via Reuters

Um navio com bandeira grega foi atacado por membros dos Houthis no Mar Vermelho na semana passada.

Um vídeo de divulgação do grupo apoiado pelo Irã mostra três explosões a bordo após a embarcação ter sido esvaziada pela tripulação.

A Reuters conseguiu confirmar o navio como Delta Tankers pelo design e formato do convés, além do nome escrito na proa que correspondia às imagens do arquivo.

O incêndio foi reportado em 23 de agosto, segundo fontes, incluindo empresas de segurança marítima e as Operações de Comércio Marítimo do Reino Unido.

Os Houthis que controlam as regiões mais populosas do Iêmen, disseram na quinta-feira (22) que atacaram o petroleiro Sounion no Mar Vermelho. O grupo alinhado com o Irã ataca navios em solidariedade com os palestinos na guerra entre Israel e o Hamas em Gaza.

Na sexta, a Operações de Comércio Marítimo do Reino Unido disse em nota que recebeu relatos de três incêndios observados no navio, que “parecia estar à deriva”. Mais tarde no mesmo dia, os Houthis postaram um vídeo nas redes sociais que supostamente mostrava eles colocando fogo.

O navio petroleiro apresenta risco de vazamento, segundo porta-voz do Pentágono, que alertou para uma “potencial catástrofe ambiental” em uma das vias navegáveis ​​mais movimentadas do mundo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo