Festival de Parintins 2024, espera receber 130 mil pessoas
Começou nesta sexta-feira (28) o Festival de Parintins 2024. A festa popular brasileira criada em 1965 no município de Parintins, no interior do estado do Amazonas, celebra em 2024 sua 57ª edição. O evento será realizado entre esta sexta-feira (28) e domingo (30) e poderá ser assistido tanto pela TV quanto pela Internet.
Para os moradores de Parintins esse período também é um momento de aumentar a renda, além de alugar residências leitos. Os restaurantes ficam lotados de apaixonados pelo Caprichoso e pelo Garantido e de visitantes. No comércio, as coleções temáticas para o festival, nas cores azul do Caprichoso e vermelho do Garantido, provocam o interesse dos turistas, tanto os que vão de outros estados do Brasil, como os de fora do país.
A realização do evento é da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e o secretário trabalha com a expectativa de receber 130 mil pessoas durante o festival que ocorre entre esta sexta-feira e o domingo No ano passado foram 20 mil a menos. “E não vêm mais porque os ingressos acabaram muito rápido. Em dez, quinze minutos acabaram os ingressos. Tem sido assim nos últimos três anos desde que a gente começou o fortalecimento de Parintins e de reeestrujturação do festival”, manifestou Muniz, secretário de Economia Criativa.
A Ilha Tupinambarana já está pronta para receber os visitantes do 57º Festival de Parintins, que na avaliação do secretário é uma experiência única. “Quando você vai para eventos fora tem uma sede próxima que serve de apoio. Parintins não. É Parintins e Parintins não tem onde ir. Isso torna uma experiência única de vir para uma ilha, ficar hospedado em um barco, em uma rede, ou numa residência que aluga um quarto. Isso também é uma experiência viver este momento em Parintins”, apontou.
Famoso pela disputa entre as agremiações folclóricas do Boi Garantido (vermelho) e do Boi Caprichoso (azul), o espetáculo deste ano não será mais transmitido pela TV Globo, que chegou a iniciar conversas sobre a veiculação do evento, mas não conseguiu chegar a um acordo com a detentora dos direitos da festa e cancelou sua transmissão.
Apesar da decisão, será possível assistir às três noites de festival direto do conforto de casa. A TV A Crítica, emissora amazonense pertencente à Rede Calderaro de Comunicação, irá transmitir o espetáculo tanto pela TV quanto pela internet para brasileiros dos quatro cantos do país.
A 57ª edição do Festival de Parintins será transmitida pela emissora A Crítica na TV aberta, ao vivo, diretamente para 14 estados brasileiros. O evento será veiculado nos dias 28, 29 e 30 de junho, a partir das 19h20 (horário de Manaus) e 20h20 (horário de Brasília).