Flamengo sofre com altitude, perde para Del Valle e se complica na Recopa
O Flamengo sucumbiu aos 2.850 m de altitude de Quito, perdeu para o Independiente Del Valle por 1 a 0 e saiu em desvantagem pelo título da Recopa Sul-Americana. O time de Vítor Pereira sofreu fisicamente, especialmente no 2° tempo, e não conseguiu encontrar o melhor futebol.
Ex-Fluminense e Corinthians, o meia Sornoza brilhou e deu assistência para o gol do zagueiro Carabajal, marcado já no 2° tempo da partida disputada no Estádio Banco Guayaquil.
Brasileiros e equatorianos decidem de vez o título na próxima terça-feira (28), a partir das 21h30 (de Brasília), desta vez no Maracanã.
Antes do duelo, o Fla tem pela frente o Botafogo, neste sábado (25), em compromisso pelo Campeonato Carioca, o Del Valle também joga no dia em questão em estreia no Campeonato Equatoriano.
Gols e destaques
Chuva agiliza ritmo no início. Em meio a um gramado bastante molhado por causa da chuva no Equador, as equipes aproveitaram para imprimir velocidade. O Flamengo finalizou com David Luiz, em escanteio originado após passe em profundidade que desviou. Logo depois, foi a vez de Pellerano bater de longe e assustar Santos.
Altitude prejudica Fla. Aos poucos, os mandantes “usaram” os quase 3 mil metros de altitude e fizeram valer o fator físico em Quito. Pressionando a defesa brasileira, o Del Valle conseguiu ter a bola e aproveitou as brechas deixadas pelo quarteto ofensivo do Flamengo para jogar – Vidal, sobrecarregado, se destacou com desarmes e cortes, mas acabou amarelado em uma das tentativas.
Gabigol fica no quase. Explorando os contra-ataques, o Fla teve sua melhor chance no 1° tempo aos 41 minutos. Pedro encontrou Gabigol em profundidade e deixou o camisa 10 cara a cara com Ramírez. O atacante, no entanto, foi vencido pelo goleiro, que conseguiu desviar para escanteio.
Ex-Flu aparece, e VP muda. Discreto na etapa inicial, o equatoriano Sornoza, ex-jogador de Corinthians e Fluminense, mostrou o seu ponto forte na parte final do jogo: a bola parada. Ele cobrou uma falta venenosa, obrigou Santos a praticar linda defesa e gerou uma reação imediata no rival Vítor Pereira, que tirou o atacante Pedro e colocou o volante Pulgar.
1 a 0 vem na bola alta e castiga Fla. Sornoza apareceu de novo aos 23 minutos, mas desta vez em escanteio. O meia cobrou na medida para o zagueiro Carabajal subir mais do que a zaga brasileira e abrir o placar para o Del Valle: 1 a 0.
Santos falha e conta com sorte. O gol incendiou a torcida equatoriana, que viu o time local partir para cima em busca de nova mudança no placar: Rodríguez quase chegou lá, e García Basso chegou a balançar as redes em uma lambança de Santos, mas tocou com a mão na bola e viu o 2 a 0 ser anulado pela arbitragem.
Minutos finais têm Cebolinha elétrico e expulsão. O Flamengo até tentou esboçar uma reação com investidas de Cebolinha, que entrou no lugar de Éverton Ribeiro, pela esquerda. Já na casa dos 45 minutos, no entanto, David Luiz e Ortiz se envolveram em uma jogada com ação e reação — o flamenguista acertou a perna do rival ao tentar desarmá-lo e tomou um tapa no rosto. O juiz expulsou o atleta do Del Valle pelo revide e, pouco depois, encerrou o duelo.
FICHA TÉCNICA
INDEPENDIENTE DEL VALLE 1 x 0 FLAMENGO – Recopa Sul-Americana
Data e horário: 21 de fevereiro de 2023, às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Banco Guayaquil, em Quito (EQU) Árbitro: Piero Maza (CHI) Assistentes: José Ramatal (CHI) e Cláudio Urrutia (CHI)
VAR: Juan Lara (CHI) Cartões amarelos: Faravelli, Ramírez, Kevin Rodríguez, Carabajal e Sornoza (IDV); Vidal, Pedro, Fabrício Bruno, David Luiz, Gabigol e Vitor Pereira (FLA)
Cartões vermelhos: Ortiz (IDV)
Gols: Carabajal (IDV), aos 23 min do 2° tempo
INDEPENDIENTE DEL VALLE: Ramírez; Carabajal, Schunke e García-Basso; Fernández, Faravelli, Pellerano (Ortiz), Sornoza (Previtali) e Beder Caicedo (Alcívar); Lautaro Díaz (Hoyos) e Kevin Rodríguez (Minda). Técnico: Martín Anselmí,
FLAMENGO: Santos; Varela, David Luiz, Fabrício Bruno e Ayrton Lucas; Thiago Maia (Matheus Gonçalves), Vidal, Everton Ribeiro (Everton Cebolinha) e Arrascaeta; Gabigol e Pedro (Pulgar). Técnico: Vítor Pereira.