Mundo

Forte onda de calor atinge metade dos Estados Unidos

Milhares de americanos estão sofrendo com as temperaturas muito altas e umidade baixa em diferentes pontos dos Estados Unidos. A onda de calor instalou-se no meio-oeste e na costa leste do país, e deve persistir por mais alguns dias.

Mais de 175 milhões de pessoas estão sob alertas de calor, enquanto as temperaturas ultrapassam os 38ºC, segundo informações do Serviço Nacional de Meteorologia (NWS). Algumas das maiores cidades do país, incluindo Chicago, Nova York e Filadélfia, abriram ‘espaços de resfriamento’ em bibliotecas públicas e centros comunitários para ajudar a população a aliviar o calor.

Às vésperas da chegada de uma nova onda de calor, mais de 170 milhões de pessoas receberam alertas de que temperaturas extremas devem atingir o meio-oeste e a costa oeste dos Estados Unidos entre e domingo. Em algumas regiões do país, os termômetros marcarão números acima de 38°C antes da tarde de sábado, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS).

Especialistas indicam, que um a cada dois americanos lidará com temperaturas tórridas e umidade sufocantes no próximo final de semana. Entre as cidades impactadas estão Chicago, Filadélfia e Nova York, que estão organizando pontos de resfriamento em bibliotecas públicas e centros comunitários para cidadãos que precisarão enfrentar as ruas abafadas.

“O calor extremo pode ser perigoso para a saúde e até fatal”, disse a cidade de Boston em seu site depois de declarar estado de emergência, acrescentando que suas equipes de rua fornecerão água em rotas mais críticas.

Autoridades e meteorologistas dos EUA estão pedindo às pessoas que evitem se expor ao calor, especialmente quem trabalha ou participa de atividades ao ar livre, pessoas com 65 anos ou mais, crianças e pessoas com doenças crônicas.

“Beba bastante líquido, fique em um lugar com ar-condicionado, longe do sol e verifique parentes e vizinhos”, disse o NWS.

Na Filadélfia, onde o índice de calor pode chegar 42ºC, as autoridades estenderam o horário das piscinas públicas e áreas de pulverização na sexta e no sábado.

Na cidade de Nova York, onde a temperatura bateu 39ºC, as autoridades publicaram um vídeo nas redes sociais pedindo aos donos que mantenham seus animais de estimação bem hidratados. “Está muito quente lá fora. Um calor extremo como este pode ser perigoso. Temos que ser muito estratégicos na forma como combatemos isso”, disse o vice-prefeito da cidade de Nova York, Philip Banks, em comunicado aos cidadãos.

E em Utah três pessoas que faziam uma trilha nas montanhas passaram mal por conta do calor e tiveram que ser resgatadas. Se do outro lado do país o calor castiga, na Costa Leste, o problema é outro – o excesso de chuvas.

Mais de mil voos foram cancelados neste fim de semana. Parte do estado de Nova York ficou sob risco de tornados. Tempestades causaram alagamentos na Pensilvânia, pelo menos cinco pessoas morreram. Equipes de resgate usam botes para tentar encontrar os desaparecidos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo