Mundo

Fumaça preta: Papa não foi escolhido no primeiro dia de conclave

Foto: Divulgação/Getty Images

Nesta quarta-feira (7), aconteceu a primeira rodada de votação do conclave, que elegerá o sucessor do papa Francisco. No entanto, a reunião terminou sem consenso, uma vez que a fumaça preta foi vista saindo pela chaminé da Capela Sistina, no Vaticano.

Os 133 cardeais votantes se reuniram na Capela Sistina pela primeira vez dando andamento aos ritos para a escolha de um novo papa. Fumaça escura mostra que nenhum cardeal recebeu dois terços dos votos, ou seja, 89.

Nesta quinta-feira (8), acontecerão até quatro votações por dia, sendo duas de manhã e duas à tarde. A fumaça que indica a escolha do líder religioso será de cor branca.

A pequena torre de metal é provisória, e só permanece instalada no teto do edifício histórico durante os conclaves. Mas ela faz parte de uma tradição relativamente nova da Igreja Católica, de “apenas” cerca de 200 anos. E que sequer começou no Vaticano, mas a alguns quilômetros dali, em uma outra colina de Roma.

A Capela Sistina, um dos cômodos mais famosos do Palácio Apostólico, recebeu seu primeiro conclave em 1942, mas os locais das votações variaram ao longo do tempo, saindo de Roma muitas vezes.

Após um conclave realizado em Veneza em meio às Guerras Napoleônicas, em 1800, as votações voltaram a Roma, passando a ser realizadas no Palácio do Quirinal, um enorme complexo usado como residência do pontífice numa época em que ele não era apenas o líder religioso dos católicos, mas o comandante supremo dos Estados Papais, que tinha boa parte da atual Itália sob os seus domínios.

Era na praça do Quirinal que os romanos se reuniam para descobrir se um novo papa havia ou não sido eleito. Segundo o pesquisador Frederic J. Baumgartner, citado pelo jornal “The New York Times”, a primeira evidência do uso da fumaça para indicar uma decisão dos cardeais data do conclave de 1823.

A fumaça era simplesmente resultado da queima das cédulas de votação, indicando aos que estavam de fora que os eleitores ainda não haviam chegado a um consenso.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo