Fusca 1979 com 3 km rodados é vendido por R$ 300 mil no Reino Unido
Unidade é do último ano de produção na rara configuração conversível: preço equivale a um carro zero-quilômetro de luxo no Brasil.
Parece inacreditável, mas este Fusca conversível 1979 acaba de ser vendido no Reino Unido pelo equivalente a 49 mil libras, cerca de R$ 300 mil. Ele foi arrematado em um leilão da Classic Car Auctions e constam no hodômetro apenas 2 milhas, cerca de 3 km rodados em toda a sua vida.
Interior da cor caramelo combina com a cor externa, e a direção é do lado direito (carro destina-se ao Reino Unido) – CLASSIC CAR AUCTIONS DIVULGAÇÃO
Como estava em um celeiro, o veículo está íntegro, o que inclui seus cromados, rodas, pneus (ainda originais, e não estavam murchos), capota empoeirada e interior sem nenhuma marca de uso ou alteração ao longo dos anos.
O carro foi adquirido na antiga concessionária JEM Volkswagen em Walsall, ao norte de Birmingham, na região central do Reino Unido. Detalhes como o livro de manutenção original do carro foram preservados sem nenhum registro de revisão.
Último Fusca em série produzido na Alemanha, em 1974: conversível seguiu até 1980 – VW DIVULGAÇAO
O Fusca conversível dessa época era diferente do modelo fabricado no Brasil no mesmo ano. Tinha motor 1600 cc (1584 cm³), que desenvolvia 48 cv (SAE), alimentado por injeção eletrônica, algo que nem existia no Brasil (a injeção eletrônica seria lançada dez anos depois por aqui, no Gol GTi).
Também tinha freio dianteiro a disco e suspensão dianteira independente McPherson. Além de o Fusca brasileiro ser bem diferente e mais simples na época, o motor 1.600 só chegaria algum tempo depois e alimentado por carburador, jamais por injeção. Itens como suspensão independente e painel moderno foram itens que jamais conhecemos no Brasil.
O Fusca em questão é uma das mais raras configurações. Muitos artigos na internet dizem que não se sabe quantos foram produzidos naquele ano, mas, sim, existem informações bem precisas a respeito do carro. Fabricado em 1979, é um conversível que era produzido em parceria com a Karmann Ghia de cor castanho Brasil com interior bege, uma combinação difícil de ver. Nesse ano, 10.681 unidades foram fabricadas. O Fusca alemão saiu de linha em 1974, mas sua produção seguiu em menor volume até 1978, na Alemanha, na cidade de Emdem, com carroceria fechada já chamado de “Super Beetle”.
A explicação é simples: após o anúncio do fim da sua produção, em 1974, muitos donos de Fusca em diversos países ainda puderam encomendar seus modelos. Só na Alemanha, pouco mais de 16 milhões de Fuscas foram produzidos. A versão conversível “Karmann Beetle” estava concentrada em Osnabrück e se prolongou até o dia 10 de janeiro de 1980, em um total de 331.847 unidades em nove anos. Em dezembro de 1979, a fábrica acelerou ao máximo a produção do conversível que tinha data para sair de linha.