Garçom é agredido por cliente em restaurante em Goiânia
O garçom de um restaurante, em Goiânia, diz ter sido agredido por um cliente depois de questioná-lo do motivo da falta de pagamento da taxa de 10% pelo serviço. Um vídeo mostra o momento da agressão. O caso é investigado pela 7ª Delegacia Distrital Policial.
Em contato com o restaurante onde tudo aconteceu por meio de mensagem e pediu um posicionamento sobre o caso, mas não houve retorno até a última atualização da reportagem. O portal também tentou falar com o cliente por meio de mensagem e ligações, mas ele não atendeu.
O caso aconteceu na noite de domingo da semana passada, 21 de abril, em um bar e restaurante localizado no Setor Nova Suíça. O garçom, que pediu para não ser identificado, disse ao g1 que atendeu normalmente à mesa de um homem, que estava acompanhado de uma mulher.
Segundo ele, quando o cliente foi pagar, disse que não arcaria com o custo adicional de 10% do valor que é destinado ao garçom. Isso porque, o pagamento dessa taxa é opcional. Com isso, o garçom perguntou ao homem o motivo, para entender se tinha feito algo que não agradou o homem.
“Eu perguntei pra ele o por que, se tinha acontecido alguma coisa, se ele tinha sido maltratado. Ele falou que não iria pagar porque não queria mesmo e não era obrigado. Eu falei: ‘tudo bem, se o senhor não tem dinheiro para pagar a conta completa, não tem problema nenhum’”, lembra o garçom.
Segundo o garçom, o homem não reagiu naquele momento. Se levantou e foi embora com a mulher que o acompanhava. Mas poucos minutos depois, retornou e agrediu o funcionário. O vídeo mostra toda a ação. O homem chega, fala com o garçom e logo dá um tapa no rosto dele. Outro funcionário observa tudo sem intervir.
A vítima afirma que ficou em choque e não conseguiu reagir. A única coisa que fez foi tentar argumentar, dizendo que não teve essa intenção. “Eu fiquei sem entender”, diz.
Demissão
O garçom diz que estava de folga na segunda-feira após o caso e passou o dia conversando com a esposa sobre a situação e sobre o que devia fazer. Na terça, 23 de abril, registrou o boletim de ocorrência por medo de ameaças, já que o homem sabia onde ele trabalhava.
O garçom lembra que no mesmo dia, ao chegar para trabalhar, foi questionado pelo gerente sobre o que tinha acontecido. Ele explicou e diz que foi orientado pelo chefe a não fazer nenhum questionamento aos clientes sobre o pagamento dos 10%.
Segundo o garçom, ele está “dando uma pausa” nessa carreira. Afirma que o medo de novas ameaças de morte por parte do cliente também o influenciaram na decisão.
Fonte: g1