CidadesGoiânia

Goiânia 90 anos: retomada do desfile cívico-militar celebra aniversário da Capital

Tradição suspensa nos últimos três anos, em consequência da pandemia, encantou pessoas de todas as idades na Avenida 24 de Outubro, em Campinas

Após três anos de suspensão, em consequência da pandemia de Covid-19, o desfile cívico-militar celebrou os 90 anos de Goiânia, na manhã desta terça-feira (24/10), com presença de autoridades e público emocionado. A tradição reuniu pessoas de todas as idades na Avenida 24 de Outubro, em Campinas.

O prefeito Rogério destacou o valor de Goiânia como a cidade que abraça e acolhe a todos. “O trabalho da Prefeitura de Goiânia tem sido justamente nesse sentido, para promover qualidade de vida, gerar renda e emprego para a nossa Capital, que é pujante. Goiânia é uma cidade para todos, uma cidade que cresce cada vez mais”, afirmou o prefeito.

“Nossa querida cidade, Goiânia, ainda tão jovem completando seus 90 anos, tem muito para contar. Goiânia caminha para ser a Capital não só do estado de Goiás, mas como referência de qualidade de vida, renda per capita, emprego pleno para todo o Brasil”, destaca o governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado.

O desfile do aniversário de 90 anos de Goiânia contou com mais de seis mil integrantes, dentre militares (Marinha, Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, Polícia Civil, Polícia Científica e Polícia Penal); escola municipais, estaduais e militares; representantes da cultura popular, além de desfile de motos, carros antigos e modernos.

Fotos: Jucimar deSousa

Emoção
Dentre as pessoas que assistiam ao desfile, estava Francisca Chagas. Aos 65 anos, a moradora relembra, emocionada, sua época como policial militar no Ceará. “Para mim, esse é um dos momentos mais emocionantes. Poder assistir ao desfile me faz lembrar que, há muito tempo, eu desfilava também. A emoção que sinto é muito grande”, relatou.

Eliete Rodrigues, 59 anos, vive em Goiânia desde seu nascimento e destaca seu amor pela Capital. “Sou escorpiana assim como Goiânia e amo minha cidade. Sempre assisto ao desfile porque esse é um momento muito importante, que fez falta durante os anos de pandemia. Fico feliz que agora retornou”, disse a moradora.

Fotos: Jucimar deSousa

Mais de 4 mil pessoas participam da primeira Corrida da Meia-Noite

Fotos: Jucimar de Sousa

Evento foi a primeira atividade do dia 24 de outubro, data em que Goiânia celebra aniversário de 90 anos. Competição reuniu atletas amadores e profissionais em uma corrida de amor pela Capital. Trajeto de 5 quilômetros saiu da Praça do Trabalhador, passou pela Avenida Goiás, chegando à Praça Cívica e retornado para o local da largada

Mais de quatro mil pessoas participaram da Primeira Corrida da Meia-Noite, primeiro evento comemorativo desta terça-feira, dia 24 de outubro, data do aniversário de 90 anos de Goiânia. Os atletas percorreram um trajeto de 5 quilômetros, partindo da Praça do Trabalhador, subindo pela Avenida Goiás até a Praça Cívica e retornando ao local da largada.

Fotos: Jucimar de Sousa

“Corrida é saúde. Temos mais de quatro mil inscritos aqui em um evento inédito, a Corrida da Meia-Noite, que marca a história da Capital e o seu aniversário de 90 anos. É uma grande iniciativa. O público permaneceu para acompanhar a largada de um evento que promove saúde em meio a nossa programação de aniversário”, disse o prefeito Rogério

O evento reuniu atletas profissionais e amadores em uma competição de amor por Goiânia. As 4 mil inscrições disponíveis se esgotaram em menos de 48 horas após a abertura das vagas. Os participantes começaram o aquecimento logo após o encerramento do show de Rio Negro e Solimões e grande parte do público permaneceu para assistir à largada da competição.

O secretário Municipal dos Esportes de Goiânia (SMESP), Danilo Ribeiro, afirmou que é uma emoção poder participar de um evento inédito em um momento marcante com o aniversário de 90 anos da Capital. “É muito bom saber que temos um prefeito que gosta de esporte, que pratica esporte e que investe no esporte. Goiânia está entrando no calendário nacional de esportes, e isso devemos ao prefeito Rogério, que tem feito um trabalho maravilhoso”, afirmou.

Quéren Talita participou pela segunda vez de uma corrida noturna organizada pela Prefeitura de Goiânia. Ela diz, entre risadas, que não pretende disputar a primeira colocação, mas apenas se divertir com os amigos. “É qualidade de vida. A gente fica animado, emagrece, se diverte e comemora o aniversário de Goiânia”, disse.

Robson Iwamoto admitiu que não tinha condições de buscar a premiação, mas que o objetivo era terminar a corrida bem. “Estou super animado, tá bem cheio. É a primeira vez que vamos correr à noite. Tá tudo muito bonito e vamos ver se conseguimos fazer um bom tempo na corrida”, afirmou.

Ludmilla Rodrigues pratica atletismo há 10 anos e compareceu de olho na premiação por faixa etária. Ela comemorou a realização do evento como uma forma diferente de celebrar os 90 anos de Goiânia. “Estou achando espetacular a festa. Goiânia precisa de corridas noturnas, existem poucas. A prática esportiva em si precisa de incentivo e isso tá sendo muito legal”, opinou.

Campeão
Pablo Fagundes, atleta profissional há 16 anos, foi o primeiro colocado na primeira Corrida da Meia-Noite, com o tempo de 14 minutos e 29 segundos. Emocionado, o atleta agradeceu a realização da prova e a escolha do percurso. “É um evento que está motivando a população a sair de casa, fazer um exercício físico. Fico feliz em vir aqui e colocar meu nome marcado na história de Goiânia com a Primeira Corrida da Meia-Noite”, disse.

A primeira colocada na categoria feminina foi a atleta Antônia Barroso Oliveira, com o tempo de 21 minutos e 19 segundos. Ao todo foram distribuídos 70 troféus, 36 na categoria masculina e 34 na categoria feminina, que foram subdivididos em 12 faixas etárias. Todos os 4 mil inscritos ganharam uma medalha simbólica por participarem da primeira Corrida da Meia-Noite.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo