CidadesGoiânia

Goiânia registra o segundo maior volume de chuva da história em 24h, em 19 anos

Foto: Reprodução / Climatempo

Goiânia registrou o segundo maior volume de chuva da história entre as 9 horas do último domingo (12) e o mesmo horário da última segunda-feira (13), com a marca de 135,5 mm de precipitação. O último registro que supera este número foi feito entre os dias 8 e 9 de dezembro de 2005, com 136,6 mm. Os dados foram divulgados pelo Climatempo com base em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A região de Goiânia também sofreu com a chuva muito volumosa nesse início de semana. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 135,5 mm entre 9 horas do dia 12 e 9 horas de 13 de janeiro de 2025. Foi a maior quantidade de chuva que já caiu sobre Goiânia em 19 anos, desde o fim de 2005, quando choveu 136,6 mm entre os dias 8 e 9 de dezembro de 2005.

Os milímetros de chuva registrados na capital também são o segundo maior em 24 horas registrados no Brasil este ano, até o momento. A marca é superada apenas por Unaí, em Minas Gerais, com a marca de 162,1 mm entre os dias 8 e 9 de janeiro deste ano.

Com as fortes chuvas, o Ribeirão João Leite acabou transbordando e deixou bairros alagados, moradores e animais ilhados na noite da última segunda-feira (13) e madrugada desta terça-feira (14), que precisaram ser resgatados pelo Corpo de Bombeiros utilizando bote salva-vidas e uma canoa. Na data, o Inmet registrou 75,8 mm.

De acordo com o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) e Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), André Amorim, a capital registrou 256 mm nesses primeiros 14 dias de janeiro, sendo que o esperado para o mês era de 247,8 mm.

Foto: Agência Cora Coralina

Mais pancadas de chuva

Por enquanto, a circulação de ventos sobre o Brasil vai manter um grande acúmulo de ar úmido e quente sobre a região de Goiânia. 

Ao longo desta semana as pancadas de chuva vão continuar frequentes e várias poderão ser com moderada a forte intensidade, na maior parte do estado segue com risco alto para chuvas intensas, que variam entre 30 mm e 100 mm, entre esta segunda (14) e terça-feira (15), o que inclui a capital. Apenas uma pequena parte da região sul do estado terá uma precipitação um pouco menor, entre 20 mm e 50 mm.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo