Brasil

Governo autoriza intervenção em presídios do Rio Grande do Norte

Executivo federal vai enviar força-tarefa ao estado nordestino para tentar reinstaurar a ordem e a segurança de unidades prisionais.

O governo federal autorizou nesta quarta-feira (15) o envio de uma força-tarefa de intervenção penitenciária ao Rio Grande do Norte com o objetivo de conter os ataques violentos registrados em ao menos 20 cidades do estado desde o início desta semana. A medida, publicada no Diário Oficial da União, foi assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

Segundo o ato, a força-tarefa vai atuar por 30 dias, a contar desta quarta, para exercer a coordenação das ações das atividades dos serviços de guarda, de vigilância e de custódia de presos. A operação terá o apoio logístico e a supervisão dos órgãos de administração penitenciária e segurança pública do estado.

A força-tarefa tem como objetivo reinstaurar a ordem e a segurança interna das instalações de estabelecimentos prisionais e atua em caráter pontual e temporário diante de situações extraordinárias de grave crise nos sistemas penitenciários dos estados do país.

Os ataques criminosos registrados no Rio Grande do Norte, de acordo com a polícia, têm sido organizados por facções que agem de dentro das prisões. Segundo a Secretaria de Segurança e Defesa Social do estado, até as 14h30 desta quarta 39 suspeitos foram presos.

Apreensões e mortes

Além disso, nove armas de fogo, um simulacro de arma de fogo, 35 artefatos explosivos e dois carros foram apreendidos, assim como dinheiro, drogas e munições. Cinco mortes já foram confirmadas, de acordo com a pasta.

Na terça-feira (14), o governo federal autorizous o uso da Força Nacional no estado. Desde o pedido formal de apoio feito pelo Governo do Rio Grande do Norte, 105 agentes desembarcaram na unidade da Federação para dar apoio ao trabalho realizado pelas instituições estaduais de segurança.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo