Brasil

Governo dá 24 h para produtora de shows de Taylor Swift explicar morte de fã no Rio

Veículos internacionais repercutiram a morte da fã brasileira, Ana Clara Benevides, de 23 anos, durante o show de Taylor Swift no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, na noite de sexta-feira (17). Ela faleceu após uma parada cardiorespiratória enquanto estava na plateia.

A notícia ganhou destaque mundo afora após a cantora publicar um texto nas redes sociais lamentando a morte da jovem.

O governo federal estabeleceu um prazo de 24 horas para que a T4F (Time For Fun), produtora responsável pelos shows de Taylor Swift no Brasil, preste informações à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) sobre a morte da fã Ana Clara Benevides, de 23 anos, na apresentação da cantora americana na sexta-feira (17), no Rio.

O órgão, comandado por Wadih Damous, notificou a empresa de eventos neste sábado (18). O prazo passou a contar às 12h34.

No ofício, a Senacon também determina que a produtora apresente informações sobre:

  • quem determinou a proibição de acesso a água no show;
  • se havia disponibilidade de bebedouros; sobre o quadro técnico responsável pelo atendimento médico no local do evento;
  • quais foram os procedimentos adotados para socorrer Ana Clara.

No fim da tarde, a cantora comunicou o adiamento do espetáculo que ocorreria neste sábado, devido ao forte calor na cidade do Rio de Janeiro.

Após as respostas da T4F, a Senacon, órgão ligado ao Ministério da Justiça, decidirá se abre um procedimento contra a produtora a respeito do caso.

Mais cedo, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que, a partir deste sábado, seria permitida a entrada de garrafas de água de uso pessoal, em material adequado, em shows e espetáculos.

Segundo a determinação da Senacon, as empresas produtoras dos eventos com alta exposição ao calor também deverão disponibilizar água potável gratuita em “ilhas de hidratação” de fácil acesso.

A portaria, publicada no início da tarde, estabelece “estratégias destinadas à proteção da saúde dos consumidores em shows, festivais e quaisquer eventos de grandes proporções” e diz que as empresas responsáveis pela produção dos eventos deverão garantir acesso gratuito a garrafas de uso pessoal, contendo água para consumo.

Deverão, ainda, disponibilizar bebedouros ou realizar distribuição de embalagens com água adequada para consumo, mediante a instalação de “ilhas de hidratação” de fácil acesso a todos os presentes.

Fonte: cnn

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo