GP do México: Sainz vence e Ferrari assume vice-liderança da F1
Carlos Sainz celebra vitória no GP do México da F1 em 2024 — Foto: Bryn Lennon – Formula 1/Formula 1 via Getty Images
Em um dia marcado pela condução mais agressiva de Max Verstappen, foi a Ferrari quem saiu vencedora: a equipe conquistou a vitória no GP do México neste domingo com Carlos Sainz, um pódio com o terceiro lugar de Charles Leclerc e, aproveitando os 20s de punição ao holandês em confronto com Lando Norris – segundo colocado -, desbancou a RBR da vice-liderança da F1 2024.
Essa foi a segunda vitória de Sainz em 2024. Ele, que já levou a melhor no GP da Austrália, ajudou a Ferrari a conquistar a quinta vitória do ano. Pole position, o espanhol foi superado por Verstappen na largada, mas após uma bandeira amarela acionada pela batida de Alexander Albon e Yuki Tsunoda, ultrapassou o rival.
Pódio do GP do México da F1 2025, com Carlos Sainz, Lando Norris e Charles Leclerc — Foto: Kym Illman/Getty Images
A corrida ruim de Sergio Pérez, 16º e também punido, não ajudou; a RBR não pôde evitar que a Ferrari transformasse seus oito pontos de diferença no terceiro lugar em 24 de vantagem, agora na vice-liderança atrás da McLaren. Vale lembrar que restam só quatro provas para o fim da temporada.
O infortúnio de Verstappen também permitiu o vice-líder do campeonato de pilotos, Norris, reduzir dez pontos de desvantagem em relação ao holandês, que lidera a tabela: a diferença agora é de 47 pontos.
Neste domingo, a festa na garagem da Aston Martin pelos 400 GPs de Fernando Alonso “virou um enterro”: o bicampeão abandonou a prova na 18ª volta com um problema de resfriamento nos freios.
A corrida foi interrompida ainda na primeira volta com uma bandeira amarela, devido a um incidente envolvendo Alexander Albon e Yuki Tsunoda; os dois haviam largado próximos um ao outro, respectivamente em nono e 11º lugar.
Largada do GP do México da F1 2024 — Foto: Kym Illman/Getty Images
O piloto da RB tentou ultrapassar por fora e tocou na roda do rival, perdendo a direção, rodando e deslizando em direção contrária ao sentido da pista até a barreira de proteção no fim da curva. O japonês ainda perdeu uma roda durante a batida, que danificou a Williams do rival e o forçou a parar na grama, em outro trecho da pista.