Mundo

Grupo extremista que reivindica o atentado em Moscou

Atentado perto de Moscou – Foto: AP

Subiu para 60 o número de mortos em um ataque contra um famoso complexo de concertos perto de Moscou nesta sexta-feira (22), segundo o Comitê de Investigação da Rússia. Outras 100 pessoas ficaram feridas depois que atiradores invadiram o edifício com armas e granadas.

O grupo Estado Islâmico-Khorasan é um braço afegão do grupo terrorista. Autoridades dos EUA tinham recebido informações sobre a presença do EI-K na Rússia e avisaram o governo de Vladimir Putin. Neste sábado (23) completa cinco anos desde que o Estado Islâmico perdeu seu último território na Síria.

O Estado Islâmico (EI) reivindicou o ataque que deixou dezenas de pessoas mortas e uma centena de feridos em uma casa de shows perto de Moscou na Rússia, nesta sexta-feira (22).

A informação de que o Estado Islâmico realizou o ataque foi divulgada inicialmente pela agência de notícias Reuters. O grupo assumiu a autoria pelo ataque em um canal do Telegram.

Imagens de vídeo do local do ataque, a sala de concertos Crocus City Hall, mostram o vasto complexo, que abriga a área musical e um shopping center, em chamas e com fumaça subindo no ar.

A agência estatal RIA Novosti informou que os indivíduos armados “abriram fogo com armas automáticas” e “lançaram uma granada ou uma bomba incendiária, que iniciou um incêndio”. Eles então “supostamente fugiram em um carro Renault branco”, disse a agência de notícias.

O ataque ocorreu antes do grupo musical Picnic se apresentar, de acordo com o Russia 24. O empresário da banda disse à mídia estatal que os artistas saíram ilesos.

O Gabinete do Procurador-Geral da Rússia disse que “pessoas não identificadas camufladas invadiram a casa de shows e começaram a atirar antes do início da apresentação”, de acordo com a TASS.

Imagens de vídeo mostraram pânico à medida que o ataque se desenrolava, com a multidão amontoada, com pessoas gritando e se escondendo atrás de assentos almofadados enquanto tiros começavam a ecoar no vasto salão.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo