CidadesGoiânia

Guarda Civil se fortalece como agente fundamental da segurança na Capital

GCM recebeu investimentos para a aquisição de novos equipamentos, viaturas, armamento, fardamento e treinamento de agentes. Ações reforçam Goiânia como a 5ª Capital mais segura do País

A execução de política municipal de defesa social, pela Prefeitura de Goiânia, visando à proteção da vida, do patrimônio, da integridade das pessoas e seus direitos básicos, ganhou suporte e investimentos necessários na gestão do prefeito Rogério, para o fortalecimento da Guarda Civil Metropolitana (GCM). Além do planejamento operacional e a integração das ações de defesa social no âmbito do município, que fazem parte de suas atribuições, a GCM é responsável pela implementação do Plano Municipal de Segurança, com prioridade para políticas públicas sobre drogas, integrando o município ao Sistema de único de Segurança (Susp).

As ações são executadas em parceria com demais órgãos públicos e a comunidade.
Com os investimentos da gestão do prefeito Rogério, na aquisição de novos equipamentos, viaturas, armamento e treinamento de agentes, a GCM tem proporcionado mais segurança aos goianienses. São sete unidades no comando regional e grupamentos especiais, com o emprego da maioria do efetivo de 1,2 mil agentes, com mais de 80 viaturas no serviço diário de vigilância por praças, parques ambientais e unidades de ensino e de saúde.

O Sistema Integrado de Informações e Atendimentos da GCM de Goiânia (Siiagg) elaborou relatórios que apontam que as ações da corporação – somadas com os serviços executados pelas demais forças de segurança – corroboram com a última pesquisa do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que coloca Goiânia como a 5ª Capital mais segura do país.

De acordo com o Siiagg, de janeiro de 2021 a julho de 2023, na gestão do prefeito Rogério, a GCM executou mais de 500 mil atendimentos de ocorrências proativas (realizadas espontaneamente pelas equipes, que envolvem monitoramentos, patrulhamentos, visitas comunitárias, orientações e assistências aos cidadãos) e reativas (resultantes de flagrantes delitos, denúncias, ordens de serviços, operações integradas, crimes contra o patrimônio público e privado e crimes contra a pessoa e contra a vida).

“Os investimentos são constantes para que a GCM preste um serviço de excelência à nossa população. A fiscalização, orientação e conscientização de toda a população, em especial nas comunidades com atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade e dentro do procedimento operacional padrão, é uma prioridade da nossa Guarda”, assegura o prefeito Rogério.

Comandante da GCM, Wellington Paranhos diz reconhecer os benefícios conquistados pela corporação, nos últimos anos, incluindo fardamento, armamento e viaturas. “Também é preciso destacar melhorias na estrutura física da Guarda, lacuna que o prefeito Rogério decidiu resolver, fortalecendo ainda mais a corporação”, pontua.

Unidades especializadas
A Guarda Civil Metropolitana conta com unidades especializadas de policiamento e gerenciamento de crises, a exemplo da Rondas Ostensivas Municipais – ROMU, Grupo de Operações com Cães – GOC K9, e a Patrulha Mulher Mais Segura.

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Patrulha Mulher Mais Segura, já prestou assistência a mais de 1,3 mil mulheres com medidas preventivas, trabalho que inclui campanhas de conscientização e prevenção à violência.
O acompanhamento é feito por uma equipe especializada, formada por 21 integrantes da Guarda Civil Metropolitana, devidamente capacitados por meio de cursos voltados para ações de combate à violência contra mulheres.

Coordenadora do Programa Mulher Mais Segura, a comandante Luiza afirma que a unidade especializada atua fiscalizando o cumprimento de medidas protetivas de urgência expedidas pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás.

Anjos da Guarda
Como parte dos trabalhos em prol da segurança pública, a Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM) desenvolve uma série de ações sociais que fortalecem a presença comunitária. Uma delas é o Programa Anjos da Guarda, instituído pela Prefeitura de Goiânia, cujo principal objetivo é a prevenção primária do uso de drogas e de violências para proteção da infância, além de fomentar a participação e sensibilizar a comunidade em geral para os cuidados com as crianças.

A GCM promove atividades lúdicas em escolas, parques e demais espaços públicos em geral. De janeiro a agosto de 2023, a iniciativa alcançou quase oito mil crianças por meio de 85 ações, como palestras, peças teatrais, pinturas faciais, entre outras.

Além das escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, as atividades também acontecem em espaços como parques ambientais e o Zoológico, a fim de divulgar a prática de sustentabilidade e incentivar o contato com a natureza como sinal de vida, saúde e equilíbrio social.

O prefeito Rogério destaca que o Programa Anjos da Guarda é uma das muitas iniciativas desenvolvidas pela GCM que orgulham Goiânia. “Como prefeito e também como cidadão que valoriza ações sociais, parabenizo todos os agentes da Guarda Civil que fazem esse projeto acontecer em defesa de nossas crianças. Nossa gestão tem como propósito cuidar das pessoas, e a GCM contribui diariamente com a população goianiense”, afirma.

Videomonitoramento
O reforço das ações de segurança da Prefeitura de Goiânia conta com um moderno e eficiente sistema de videomonitoramento, com câmeras instaladas em ruas, avenidas, parques ambientais, praças, escolas e unidades de saúde, que refletem diretamente na segurança da população.

Os equipamentos, instalados no Centro de Controle e Integrado (CC), na sede da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec), ajudam a inibir ações criminosas, a exemplo de roubos, furtos e depredação ao patrimônio do município. No total, são mais de duas mil câmeras espalhadas pela cidade. O serviço já recebeu investimento de R$ 15 milhões na gestão do prefeito Rogério, recurso empregado, por exemplo, na instalação de fibra óptica e videomonitoramento, com 251 câmeras Speed Dome 360° de alta resolução e zoom, que garante visibilidade, agilidade e precisão.

Base comunitária
Em atendimento a uma antiga demanda da GCM, o prefeito Rogério assinou, no início deste mês, ordem de serviço para a construção da primeira Base Comunitária Padrão da Guarda Civil Metropolitana (GCM), no Parque da Lagoa, situada no Parque Industrial João Braz. A nova base da GCM ocupará uma área total de 487,31 metros quadrados, sendo que o prédio abrangerá 386,66 metros quadrados.

O prefeito expressou sua satisfação em lançar a obra, que há muito era aguardada pela corporação. Ele ressaltou o compromisso da gestão municipal com a segurança, a qualidade de vida e serviços para a população. “Nosso maior interesse é servir à população”, afirmou, destacando a importância do projeto piloto na Região Oeste de Goiânia.

O presidente comandante da GCM, Wellington Paranhos, compartilhou sua gratidão pela concretização desse sonho da corporação, que teve início em 2017. “A Base Comunitária Padrão no Parque da Lagoa será a primeira de 11 previstas para serem construídas em diferentes regiões de Goiânia, com o objetivo de proporcionar agilidade e segurança à população da Capital”, afirmou.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo