Hamas liberta o 3º grupo de reféns de Israel, durante cessar-fogo temporário
O Hamas soltou neste domingo (26) 14 reféns israelenses, um deles também com cidadania russa e três tailandeses, sequestrados no ataque do grupo terrorista ao Estado judeu em 7 de outubro, quando começou a guerra.
Israel também libertou, no meio da tarde deste domingo, o terceiro grupo de prisioneiros, com 39 palestinos, que estavam presos no país desde antes do início da guerra.
As pessoas liberadas foram sendo encaminhadas a agentes da Cruz Vermelha, na fronteira de Gaza com o Egito.
Entre os reféns libertados pelo grupo terrorista também estava o primeiro homem israelense liberado durante este cessar-fogo. É Roni Krivoi, de 25 anos, que tem cidadania russa. A soltura liberação resultou de uma negociação direta entre o Hamas e o governo da Rússia.
A libertação dos presos faz parte do acordo de trégua de quatro dias, que pode se estender até quarta-feira, a depender das negociações.
Desde o início da trégua, o Hamas libertou 58 reféns, e Israel soltou 117 palestinos.
Cessar-fogo
O acordo de trégua entre Hamas e Israel começou a vigorar às 7h no horário local (2h em Brasília) de sexta-feira (24). O cessar-fogo vale no norte e no sul de Gaza, segundo informou o Ministério das Relações Exteriores do Catar, que mediou o acordo.
O Catar disse que uma sala de operações em Doha monitora a trégua e a libertação dos reféns, e mantém linhas diretas de comunicação com Israel, com o escritório político do Hamas em Doha e com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).
No sábado (25), o jornal israelense Haaretz declarou que o Hamas encontrou de 10 a 20 reféns que podem, potencialmente, ser libertos durante o acordo de trégua. Caso o cenário se concretize, a expectativa é que a trégua dure até quarta-feira (29).
Na foto acima, começando da fila superior, a partir da esquerda: Chen Goldstein Almog, Gal Goldstein Almog, Tal Goldstein Almog, Agam Goldstein Almog e Abigail Edan.
Na fila do meio, a partir da esquerda: Ofry Brodutch, Oria Brodutch, Yuval Brodutch, Hagar Brodutch e Adrienne (Aviva) Siegel.
Na linha inferior, a partir da esquerda: Alma Avraham, Dafna Elyakim e Ela Elyakim. Fórum de Reféns e Famílias Desaparecidas.
Veja as idades dos libertados:
- Abigail Edan, 4
- Hagar Brodutch, 40
- Ofry Brodutch, 10
- Yuval Brodutch, 8
- Oria Brodutch, 4
- Chen Goldstein Almog, 49
- Agam Goldstein Almog, 17 anos
- Gal Goldstein Almog, 11 anos
- Tal Goldstein Almog, 9
- Alma Avraham, 84
- Adrienne (Aviva) Siegel, 62
- Ela Elyakim, 8
- Dafna Elyakim, 14 anos
Autoridades militares disseram que os reféns israelenses libertados já foram entregues às Forças de Defesa de Israel. Um refém foi transportado de helicóptero para um hospital e os outros 12 foram levados através da cerca da fronteira diretamente de Gaza para Israel.
Os 13 reféns israelenses libertados como parte do acordo formal Israel-Hamas foram entregues às Forças de Defesa de Israel no domingo, disseram autoridades militares.
Um refém foi transportado de helicóptero para um hospital e os outros 12 foram levados através da cerca da fronteira diretamente de Gaza para Israel.