Mundo

‘Haverá paz, ou uma tragédia para o Irã’, diz Trump

Foto: Carlos Barria/Reuters/Bloomberg/Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se pronunciou neste sábado (21) após os ataques do país às três instalações nucleares do Irã.

“Os Estados Unidos fizeram um ataque de alta precisão contra as três principais instalações nucleares do Irã: Fordow, Natanz e Isfahan. Todos guardem esses nomes, porque foi um ataque com o objetivo de destruir a capacidade nuclear iraniana. Para que deixem de ser uma ameaça nuclear e do terror”, disse.

“Ou haverá paz ou haverá tragédia para o Irã. Que cessem os ataques que vimos nos últimos oito dias. Hoje foi o dia mais difícil de todos, e talvez o mais letal. Mas se a paz não vier rápido, nós vamos continuar atacando com precisão e habilidade”.

A entrada dos EUA na guerra acontece após uma semana de combates aéreos entre Israel e Irã. Caças americanos bombardearam as instalações nucleares iranianas Fordow, Natanz e Esfahan.

Trump classificou os ataques como “um grande sucesso” e o Irã como um “bully” (expressão como “valentão”) do Oriente Médio.

“Durante 40 anos, o Irã repete ‘morte à América, morte a Israel’. E agora nós estamos quebrando as suas pernas com essas bombas”, afirmou.

Ele também parabenizou o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e os militares americanos e israelenses. “Nós trabalhamos para apagar, eliminar essa ameaça”.

O presidente americano voltou a repetir que nenhuma outra força militar teria capacidade para fazer o que os EUA fizeram.

Segundo ele, o governo dos Estados Unidos fará no domingo pela manhã uma coletiva de imprensa no Pentágono, sede do Departamento de Defesa, para tratar dos ataques ao Irã.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enfatizou que “qualquer retaliação do Irã contra os Estados Unidos da América será respondida com uma força muito maior do que a que foi testemunhada nesta noite” de sábado (21).

Northrop Grumman B-2 Spirit – Foto: Divulgação

O ataque as instalações nucleares do Irã, foi utilizado o B-2 Spirit, bombardeiro da Força Aérea dos Estados Unidos, é uma dos veículos militares mais avançadas do país.

Com tecnologia de ponta, seus recursos de furtividade o tornam capaz de atravessar sistemas sofisticados de defesa aérea, além de conseguir atingir com precisão alvos fortificados, como as instalações nucleares subterrâneas do Irã.

Um avião invisível aos radares e com mais de 30 anos é a aeronave mais cara já produzida em todo o mundo. Trata-se do bombardeiro Northrop Grumman B-2 Spirit. Foram produzidas 21 unidades do modelo, ao custo de US$ 2,1 bilhões (R$ 10,9 bilhões) cada avião.

O B-2 Spirit tem o design de uma asa voadora e é um dos três modelos de bombardeiros norte-americanos com capacidade de ataque nuclear. A diferença é que ele é o único que consegue voar sendo invisível aos radares. Com isso, ele pode se aproximar do alvo sem ser detectado pelas armas de defesa das forças inimigas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo