ColunistasJoão Nascimento

Helinho de Brito: cidadão e político a ser imitado

Filho do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Goiânia, o médico Hélio Seixo de Brito (Doutor Hélio) e de Célia Coutinho Seixo de Brito (escritora) Hélio Seixo de Brito Júnior tem uma trajetória de vida que o credencia a exemplo de cidadão e de político. Assim como meu pai, José de Souza Nascimento, que ingressou na Prefeitura de Goiânia na gestão do Doutor Hélio, tive o privilégio de conviver com alguns membros dessa ilustre família, notadamente com Helinho e seu irmão Ronaldo, que também foi alvo de homenagem desse escriba, inclusive nesse espaço democrático do Jornal Universo Online. 

Hélio Seixo de Brito Júnior adotou o nome de Helinho de Brito, quando se candidatou ao cargo de vereador no município de Goiânia, em 1996, pelo então Partido da Frente Liberal (PFL), sob o número 25610. Exerceu o mandato com tamanha sabedoria, que foi eleito deputado estadual, em 1978, já na Arena, para a nona Legislatura da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). 

Na Alego, compôs a Mesa Diretora da Casa no comando da 2ª Secretaria. Em outubro de 1980 foi eleito 1º vice-presidente da Alego na vaga deixada por Paulo Rezek Andery (Arena), indicado para conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Foi, ainda, Assessor da Presidência da Assembleia Legislativa de Goiás. Ingressei na Alego logo depois, em 83, e constatei in loco o belo legado deixado no Poder Legislativo estadual por Helinho, sobretudo de amizades. 

Na Câmara de Goiânia, trabalhou por três mandatos, até 2009. Participou da elaboração, discussão e aprovação de projetos que contribuíram para o desenvolvimento de Goiânia e do Estado de Goiás. Bacharel em Direito, Helinho foi o primeiro presidente da Companhia Habitacional de Goiás (COHAB-GO), Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Goiânia e Diretor Geral e Diretor Administrativo do Parque Mutirama. 

Nascido em 27 de fevereiro de 1939, em Inhumas, hoje, portanto com 84 anos de idade, Helinho de Brito curte aposentadoria merecida no seio da família. É casado com Maria Myrian Coelho Seixo de Brito, com quem tem os filhos: Rafael, Milena, Eduardo, Marcelo, Hélio de Brito Neto e Heliana. De família católica, Helinho, assim como Ronaldo, outro político da melhor qualidade, está sempre levando uma palavra de bênção e solidariedade para os amigos, notadamente em momentos difíceis. Fui alvo dessa compaixão deles por ocasião do falecimento do meu pai. Tenho profunda admiração por Helinho, por isso rogo a Deus que continue o abençoando ricamente, bem como à sua linda família. 

João Nascimento, jornalista 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo