Idoso morre e 80 gatos ficam abandonados em casarão de Florianópolis

Foto: Divulgação
A morte de um idoso deixou cerca de 80 gatos sem tutor em Coqueiros, na região continental de Florianópolis. Os felinos continuam no casarão, agora abandonado, e contam com o cuidado temporário de vizinhos, que oferecem alimento a eles, enquanto buscam novos lares aos pets.
Os animais ficaram sem dono após o tutor Flamir Duarte, de 72 anos, morrer dias antes da Páscoa. Enquanto os bichos não encontram uma nova casa, a comunidade do bairro se uniu em busca de ajuda para a arrecadação de alimentos.
Segundo a vizinha, Lariete Raquel Lise, o irmão e a irmã do antigo dono moram na mesma rua do casarão onde vivem os gatos, contudo, devido à idade avançada, eles não têm condições de cuidar dos animais. O idoso morreu há 10 dias e desde então os felinos estão sem um tutor.
“São 80 gatos que, devido a não castração total dos animais, foram procriando e ficando na casa. Estima-se que o custo com ração ficará em torno de 2 mil reais por mês “, diz.
Lariete também conta que o vizinho faleceu pouco antes da Páscoa e, divorciado, tinha apenas uma filha que mora na Austrália. Ele também tinha dois irmãos, moradores do bairro. No entanto, os dois com idade avançada, os impossibilitando dos cuidados.
A Diretoria de Bem-estar Animal (Dibea) de Florianópolis informou, em nota, que está ciente da situação e que os animais tem responsáveis, que moram perto do local. “A Dibea disponibilizou ajuda com ração, além de oferecer castração para todos os animais que cumprirem os requisitos veterinários para o procedimento”.

Cerca de 80 gatos estão abandonados em Coqueiros – Foto: Arquivo Pessoal
Os voluntários do bairro ainda criaram uma vaquinha, através de uma organização não governamental (ONG), com a finalidade de arrecadar recursos e acharem um novo lar para os felinos.
“Nossa intenção é conseguirmos arrecadar 3 meses de alimentação, já que sabemos quão demorada será a doação destes 80 animais”, diz trecho do anúncio feito no anúncio.