Incêndio atinge área de proteção ambiental Serra das Areias, em Aparecida de Goiânia
Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros
Incêndio atingiu a Serra das Areias, área de proteção ambiental, na tarde da última terça-feira (3), que fica na cidade de Aparecida de Goiânia, região metropolitana de Goiânia (GO). No local, de difícil acesso, existem nascentes de rios que abastecem a região. Foram usados drones na operação de combate ao fogo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio ainda não foi controlado.
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, apontou para práticas ilegais dentro da reserva como possíveis causadores do desastre ambiental. “Ocupações irregulares e atividades esportivas proibidas por lei, como acampamentos, extração de areia, motocross, ciclismo, prática de trilhas, caça e pesca… o descarte irregular de lixo e entulho, além de incêndios”, são algumas das ilegalidades flagradas no local, que conta com câmeras de segurança e bases de monitoramento.
O fogo foi controlado durante a madrugada desta quarta-feira (4), mas a área continua sob vigilância para evitar novos focos e garantir a segurança da reserva.
Segundo o Corpo de Bombeiros chegaram e conseguiram apagar o fogo de um veículo e controlar as chamas na Serra, Porém, o fogo começou novamente do lado do Setor do Independência Mansões.
A Serra das Areias abrange mais de 2,8 mil hectares, representando 17% do território de Aparecida de Goiânia, e serve de abrigo para diversas espécies de fauna e flora, sendo a principal reserva ambiental da região. A última ocorrência de queimadas na área foi registrada há três anos.