Iúri Godinho: exemplo de profissional da comumicação
Iúri Rincon Godinho, formado em jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em 1985, é um dos grandes profissionais de Comunicação que escreve a história do nosso amado Estado com rara sabedoria. Também pudera! Ele é simplesmente filho do saudoso Jávier Godinho, pioneiro do jornalismo em Goiás e considerado “O Paladino da Verdade” pelo “ProLuz”, órgãos de divulgação da Doutrina Espírita. Por mais de 50 anos, Jávier brindou os telespectadores do programa “A Hora do Angelus”, da TV Anhanguera, com textos edificantes e inspirados sobre a fé cristã.
Jávier Godinho será alvo de homenagem póstuma nesse espaço democrático e nobre do DM, mas, nesse momento, nosso foco é o filho amado que ele nos legou: Iúri Godinho, que honra com sabedoria do alto o legado herdado do pai. Depois de trabalhar em todos os maiores jornais goianos como articulista e colunista, Iúri fundou a Contato Comunicação, em 1986, juntamente com a esposa dele, Adriana Alves Ferreira Godinho, formada em Relações Públicas pela UFG, em 93, com objetivo de engrandecer não apenas o trabalho de Assessoria de Imprensa, mas, também, a de promoção de grandes eventos em nosso Estado.
Portanto, a Contato Comunicação é a mais antiga e experiente agência de comunicação de Goiás. Inclusive, desde 2003, se especializou em escrever a história de Goiás, fazendo com que este trabalho social reverta em benefícios para a imagem de todos os envolvidos. Cada empresa, entidade ou personalidade que tenha conquistado com dedicação e talento um espaço no mercado merece ter sua história contata na mais nobre das mídias: o livro. E merece mais: fazer com que esta história sirva para agregar valor ao seu negócio.
Iúri Godinho, ex-presidente da União Brasileira de Escritores-seção Goiás, membro da Academia Goianiense e Espírita de Letras de Goiás e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais e conselheiro da Associação Goiana de Imprensa (AGI), editou dezenas de livros, entende que o livro, entre outras coisas, capta a alma dos empreendedores, a essência das empresas, a filosofia de vida de indivíduos e da coletividade. “Um livro chega às bibliotecas e fica para a posteridade; um livro, antes de tudo, é o mais poderoso formador de opinião que se tem notícia no mundo, desde a invenção da imprensa”, enfatiza o jornalista, que é autor e editor de livros da maior importância, sobretudo para Goiás. Hoje, 30 de junho, às 20 horas, na Fecomércio, Iuri lança o livro “Como Goiânia Construiu Brasília”.
Conhecido por atuar em várioas frentes da cultura goiana, o jornalista e escritor Iúri Godinho, que também é colecionador e pesquisador, lançou recentemente o livro “Goiânia em Guerra – Sangue, Sede e Escuridão nos Anos 40”. A obra detalha a cidade de Goiânia durante a Segunda Guerra Mundial e é continuação do livro “A Construção”, que conta o início da capital e seu batismo cultural. Aliás, no YouTube é possível assistir a uma entrevista de Iúri, que fala como viveram os goianienses na época da Segunda Guerra Mundial.
Além da profícua gestão à frente da Contato Comunicação, sempre lado a lado com a esposa Adriana, inclusive realizando dezenas de eventos importantes, aos exemplos dos Prêmios: “Os Mais Influentes da Política de Goiás” e “Mulheres Mais Admiradas de Goiás”, Iúri ainda exerce outras funções na área da comunicação. E uma delas é a de Assessor de Imprensa da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio), que administra o Sesc e o Senac, função que exerce também com sabedoria, contribuindo efetivamente para o engrandecimento não apenas do Sistema S, mas da educação, saúde, cultura, esporte e lazer no Estado de Goiás. Que Deus continue abençoando esse valoroso jovem com as mais ricas bênçãos dos Céus!
João Nascimento – jornalista