João Nascimento lança livro com coletânea dos seus artigos na Alego
“Gente da melhor qualidade”! Esse é o título do livro do jornalista João Nascimento, que será lançado no próximo mês de outubro, exatamente no dia 27, a partir das 19 horas, no Salão Nobre Iso Moreira, da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). A edição leva a marca da Contato Comunicação, dirigida pelo escritor e jornalista Iuri Rincon Godinho, “que tem o dedo mágico”, de acordo com Nascimento.
A obra literária é uma coletânea dos artigos assinados por João Nascimento, decano da imprensa goiana, em jornais, ao exemplo do Diário da Manhã; e sites, aos exemplos do Jornal Universo Online e Goiás em Cena – Notícias. O jornalista destaca sempre o lado positivo de pessoas com quem conviveu, ao exemplo do casal de jornalistas Cida/Ivan Mendonça, que tem uma história de sucesso realmente diferenciada no jornalismo.
Nascimento também enfatiza o trabalho realizado por autoridades constituídas, aos exemplos do governador Ronaldo Caiado (UB), do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) e do deputado Bruno Peixoto (UB), presidente da Alego, em que o jornalista aposta que será o próximo prefeito de Goiânia, sobretudo pela gestão que realiza, voltada realmente para o povo do Estado de Goiás, notadamente da Capital.
Comenta ainda sobre outras pessoas com quem teve e segue tendo laços de amizades, aos exemplos da procuradora Geral da Alego, Otavila Gusmão; assim como o também procurador da Alego, Rubens Sardinha, considerado o 42º deputado estadual do Poder Legislativo estadual, pelo trabalho que realiza na Diretoria Parlamentar, sobretudo trabalhando com raro zelo na aprovação dos projetos que visam o engrandecimento do Estado de Goiás.
Destaca alguns líderes sindicais, ao exemplo de Marcelo Baiocchi, presidente da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio), que, segundo Nascimento, “vem dando show de gestão à frente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac”. E Ageu Cavalcante Lemos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo do Estado de Goiás, que muito incentivou essa publicação.
Outro destaque do livro é o economista Paulo Vargas, da equipe de executivos da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), exercendo os cargos de Diretor Regional do Senai, Superintendente do Sesi e Coordenador Administrativo das áreas compartilhadas das instituições, além de ser membro do Comitê Executivo de Planejamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
João Nascimento salienta outros grupos de amigos, como os desportistas, ao exemplo do empresário Teodoro de Castro Lino (Tecidos Tita), que brilhou no futebol, dentro e fora das quatro linhas, chegando ao quadro de árbitros da Fifa. Outro amigo que destaca é o advogado e jornalista Valterli Guedes, “meu padrinho de casamento e grande incentivador da realização desse sonho meu de editar um livro”, frisa o mais novo escritor goiano.
Por fim, Nascimento destaca gente da própria família, aos exemplos dos dois irmãos – Eli e Heleno – e cinco irmãs: Marlene, Marly, Joana D’Arc, Sirley e Eunice. Também fala sobre a esposa Rosângela, a quem trata carinhosamente de Paixãozinha, a quem considera exemplo de mulher virtuosa. Enfatiza, ainda, o trabalho de salvar vidas dos seus filhos Ana Lídia e Rafael.
No prefácio do livro, Valterli Guedes coloca que: “Enquanto Repórter dos jornais Cinco de Março, Folha de Goiaz, Diário da Manhã e O Popular, assim como na Agência de Notícias da Alego, onde se aposentou, João Nascimento fez coberturas dos mais diversos temas, indo desde a política (é um dos fundadores do Clube dos Repórteres Políticos de Goiás), as matérias sobre temas gerais, incluindo a economia. O curso superior de jornalismo, que fez na Faculdade de Jornalismo da Universidade Federal de Goiás (UFG), apenas burilou o profissional, um comunicador nato”.
E conclui: “Enquanto articulista, despontam seus textos sobre pessoas, alguns dos quais compõem este livro. Sua leitura demonstra a preocupação do autor em enaltecer, ao invés de tão somente criticar alguém. João Nascimento é o comunicador da amizade, da paz e do bom entendimento. E o mensageiro da fraternidade. Lendo-o ao longo de muitos anos, tomei a iniciativa de sugerir-lhe, por várias vezes, a publicação desta obra”.
João Nascimento