Juiz mantém condenação e Trump será sentenciado por suborno de atriz pornô
Foto: Isac Nobrega / PR
Um juiz de Nova York manteve a condenação contra Donald Trump no caso do pagamento feito para comprar o silêncio da atriz de filmes adultos Stormy Daniels. O magistrado rejeitou os esforços do presidente eleito para mudar o veredito do júri em função de sua reeleição em novembro.
A sentença de Trump será anunciada no dia 10 de janeiro – 10 dias antes de Trump ser empossado para um segundo mandato. Isso confirma que Trump será o primeiro presidente dos EUA a ser condenado criminalmente.
O magistrado Juan Merchan afirmou que Trump pode comparecer virtualmente ou presencialmente para receber a sentença. Trump foi considerado culpado de 34 acusações de falsificação de registros comerciais.
No entanto, juiz de Nova York, na decisão desta sexta-feira (3), afirmou que o presidente eleito não enfrentará uma pena de prisão no caso.
Anteriormente, os advogados do presidente eleito haviam indicado que iriam apelar contra quaisquer esforços para sentenciá-lo antes da cerimônia de tomada de posse, agendada para o dia 20 de janeiro.
Falsificar registros comerciais pode render até quatro anos de prisão, mas a detenção não é necessária. Antes da vitória de Trump, especialistas já alertavam que seria improvável a sua prisão, pela falta de antecedentes criminais e sua idade avançada.
Trump foi processado em três outros casos criminais estaduais e federais em 2023: um envolvendo documentos confidenciais que ele manteve consigo após deixar o cargo, e outros dois por seus esforços para reverter sua derrota eleitoral de 2020.
Ele disse ser inocente em todos os três. O Departamento de Justiça arquivou os dois casos federais após a vitória eleitoral de Trump.