Kenão: sempre ao lado do esporte
Presidente da ONG Integra, o desportista Kenedy Alves, o Kenão do Esporte, vem realizando há cerca de 33 anos um trabalho significativo em prol do futebol amador, inclusive o de várzea, que deu origem aos primeiros times profissionais, e, hoje, está praticamente sem apoio algum. Com a promoção de torneios, Kenão do Esporte está não apenas integrando crianças, adolescentes e famílias junto ao esporte, mas, também, contribuindo na revelação de novos talentos para o futebol.
Já somam dezenas de jogadores que saíram dos torneios da Integra para jogar em grandes clubes, ao exemplo de Michael, que teve passagem marcante pelo Goiás, fez bonito no Flamengo, atualmente no Al-Hilal, da Arábia Saudita, mas já tem proposta do Grêmio (RS), para retornar ao Brasil. Além dos torneios esportivos, a ONG Integra promove uma série de ações sociais, tais como: patrocínios de crianças e adolescentes em aulas de computação; bem como distribuição de cestas básicas, sobretudo a famílias carentes da Vila Santa Helena, bairro onde está sediada a instituição.
Nas eleições municipais de 2000, Kenão do Esporte abriu mão de sua candidatura a vereador por Goiânia para apoiar o então candidato Henrique Alves (MDB), que saiu vitorioso do pleito. E, entre os compromissos assumidos pelo novo edil, estava o de interceder junto ao prefeito eleito, o saudoso Maguito Vilela, um dos comandantes do MDB, em Goiás, para colocar Kenão do Esporte na superintendência de esporte amador da nova Secretaria de Esportes Municipal. Infelizmente, Maguito veio a falecer, vítima da covid-19, e assumiu a prefeitura, o seu vice, Rogério Cruz. Com isso, o vereador nada fez.
De minha parte, foi uma frustração, haja vista conhecer profundamente o trabalho que Kenão realiza pelo esporte. Tanto que o ajudei na criação da ONG Integra. Inclusive, tive o privilégio de assistir a decisão da segunda Copa Solidariedade de Futebol Amador, no Estádio Olímpico, e fiquei mais fã ainda do Kenão do Esporte, sobretudo pela impecável organização do certame. Creio eu, em minha experiência de cronista esportivo que atuou na extinta Folha de Goiaz, em O Popular e outros veículos de comunicação, que perdemos muito, porque esse desportista tem tudo para contribuir mais ainda com o esporte na Capital, em um cargo público específico da área.
Contudo, Kenão não se esmoreceu, apesar de ter passado por momentos difíceis. Utilizou-se de sua experiência na área e montou uma pequena empresa para fornecer uniformes para times de futebol e equipes de outros esportes. Trata-se da Play Sports, que está de vento em popa!!! É o nosso querido Kenão, sempre ao lado do esporte!!!
João Nascimento, jornalista