Política

Leandro Vilela e Professor Alcides fazem debate do 2º turno, em Aparecida de Goiânia

Os candidatos à Prefeitura de Aparecida de Goiânia participaram, na noite deste domingo (20), do debate da TV Anhanguera, em Goiânia. Durante cerca de 1 hora e meia, eles falaram sobre assuntos como transporte público, saúde e infraestrutura. Os candidatos fizeram debate focado em trocas de acusações, ataques e poucas propostas.

Mediado pelo jornalista Luciano Cabral, o debate foi realizado no anfiteatro da TV Anhanguera.

As regras do debate foram as seguintes:

O debate foi dividido em quatro blocos. O primeiro e o terceiro bloco foram de temas livres com embate direto entre os candidatos. O segundo e o quarto blocos também tiveram embates diretos, porém os candidatos escolheram entre seis temas sugeridos pela TV Anhanguera.

Os blocos de tema livre tiveram 20 minutos de duração, sendo 10 minutos para cada candidato administrasse como quisesse. Os blocos com temas determinados também tiveram 20 minutos, no entanto, 10 minutos foram dedicados para cada assunto. Dentro desses 10 minutos, cada candidato teve 5 minutos para falar sobre cada tema.

1° bloco abordou transporte público, saúde e destinação de recursos para Aparecida de Goiânia

O primeiro bloco do debate foi de tema livre. Cada candidato pode fazer perguntas sobre o que desejasse e teve dez minutos de fala para administrar de forma livre. Por ordem de sorteio, quem começou foi o candidato Leandro Vilela.

Os candidatos abordaram os seguintes assuntos:

  • Transporte público: melhorias, criação de novas linhas para bairros da cidade onde transporte ainda não chega, substituição de frota, substituição de abrigos de pontos de ônibus.
  • Fake news: candidatos trocam acusações sobre divulgação de notícias falsas um sobre o outro. Eles mencionam processos que um e outro sofreram.
  • Hmap: candidatos falam sobre transferência e destino de recursos para Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia.
  • Residência de Leandro Vilela: candidatos discutem endereço de candidato do MDB.
  • Recursos: o que cada um fez por Aparecida em destinação de recursos para construção de unidades de saúde, de educação, alfalto, entre outras áreas.
  • Acusações: candidatos trocam acusações sobre respeito a mulheres.
  • Prédio: Leandro Vilela fala sobre ida de prédio de universidade de Professor Alcides ir a leilão.
  • PIB: Professor Alcides pergunta a Leandro Vilela qual o PIB de Aparecida de Goiânia.

2° bloco abordou educação, plano de cargos e salários para professores, economia, fomento a empresas e capacitação profissional

No segundo bloco do debate, os candidatos escolheram dois, entre seis temas propostos pela TV Anhanguera. Por ordem de sorteio, quem começou a perguntar foi o candidato Professor Alcides.

Os candidatos falaram sobre:

  • Educação: melhoria de índices de educação, construção de Cmeis, apliação de convênios com instituições públicas e privadas, ampliação de unidades já construídas, plano de carreira de professores, pagamento de servidores da educação, merenda escolar, ampliação de número de vagas na rede pública, deterioração de escolas e parceria com governo do estado.
  • Governo estadual: Professor Alcides faz críticas às ações do governo do estado na educação e, em contrapartida, Leandro Vilela exalta trabalho.
  • Professor no estado: Leandro pergunta sobre demissão de Professor Alcides do estado. Professor Alcides fala que foi afastamento do cargo.
  • Economia: banco de fomento para micro-empreendedores, reestruturação de polos empresariais, geração de emprego e renda, facilitação da vida dos empresários, melhoria dos prazos para emissão licenças e certidões para empresas e recebimento de novas empresas.
  • Qualificação profissional: parcerias com Sistema S e realização de cursos profissionalizantes.
  • Gestão: candidatos trocam provocações sobre capacidade de gestão.

3° bloco abordou asfalto, saúde e educação

Com tema livre, os candidatos tiveram dez minutos de fala para administrar conforme quiseram no terceiro bloco do debate. Por ordem de sorteio, quem começou foi o candidato Professor Alcides.

Os temas tratados pelos candidatos foram:

  • Asfalto: origem de recursos para pavimentação de vias e bairros a serem asfaltados.
  • Ausência em debates: Leandro Vilela pergunta porque Professor Alcides não participou de debates no primeiro turno. Professor responde que preferiu gastar tempo ouvindo a população.
  • Acusações: candidatos trocam acusações sobre declarações que chamam de “mentirosas” e de “fake news”.
  • Aliados: candidatos trocam acusações sobre atuação de aliados que estão ou que já deixaram a administração municipal.
  • Saúde: candidatos falam sobre ações de titulares da secretaria de saúde. Visitas a unidades de saúde, ampliação e construção de unidades de saúde, falta de médicos.
  • Vida em Aparecida: candidatos trocam acusações sobre onde possuem patrimônio e residencia e sobre quem conhece mais a cidade.
  • Denúncia: Leandro Vilela questiona Professor Alcides sobre investigação sobre uso de recurso para abastecimento de veículos.
  • AparecidaPrev: Professor Alcides acusa de Leandro Vilela de “desvio” de R$ 9 milhões do instituto de previdência social.
  • Compra ilegal de cadáveres: Leandro Vilela questiona Professor Alcides sobre processo que investiga compra ilegal de cadáveres para universidade do oponente.

4° bloco abordou infraestrutura, assistência social e faculdades em Aparecida de Goiânia

O quarto e último bloco contou com temas propostos pela TV Anhanguera. Conforme sorteio, quem escolheu o tema e começou a fala foi o candidato Leandro Vilela.

Os candidatos falaram sobre:

  • Infraestrutura: propostas para solucionar problemas, criar galerais pluviais, realizar o nivelamento de calçadas, especialmente em regiões comerciais, pavimentação de bairros ainda sem asfalto, construção de viadutos e investimentos para melhorias no trânsito.
  • Eixos estruturantes: candidatos discutem sobre entrega de eixos estruturantes de Aparecida.
  • PIB de Aparecida: Professor Alcides declara que PIB da cidade é de R$ 16,9 milhões.
  • Parques: construção e revitalização de áreas verdes da cidade.
  • Assistência social: casa de acolhida da mulher vulnerável, acompanhamento de gestantes, ampliar parcerias com governo de Goiás, aluguel social, programa de moradia para famílias, déficit habitacional em Aparecida.
  • Bolsa universitária municipal: Professor Alcides propõe criação de benefício e Leandro Vilela questiona política que irá beneficiar faculdade do concorrente.
  • Escola Estadual Alfredo Nasser: Leandro Vilela questiona sobre como escola estadual onde Professor Alcides trabalhou virou instituição privada do concorrente. Professor responde que espaço foi comprado.

Considerações finais

Os candidatos tiveram 1 minuto e 30 segundos de fala para suas considerações finais, ainda no quarto bloco.

Veja o que cada um falou por ordem de sorteio das falas:

  • Professor Alcides (PL)

Olá, meus amigos de Aparecida. Aqui fala o deputado federal Professor Alcides, candidato a prefeito pelo PL, que realmente falamos toda a verdade aqui, nós não comungamos com mentira, diferente do meu oponente, que só mentiu o tempo inteiro e quando você faz pergunta ele não responde. Essa é a característica deles. Mentira, mentira, mentira e fake news. Já está rodando um processo na Polícia Federal, onde ele é iniciado. Já deve ter ido depor lá, exatamente por causa das suas mentiras. Em relação a Hmap… Hô, meu amigo, como você é mentiroso, de novo. Nós não temos nenhum interesse em encampar o Hmap. E você sabe disso. Você sabe disso. Tanto você, como seu oponente, como seu… Padrinho, né? Seus padrinhos sabem disso. Não temos interesse. O que nós queremos é melhor qualidade do serviço público na saúde de Aparecida. É isso que eu quero. Portanto, meus amigos, encerro aqui a nossa participação nesse debate, onde peço a você o seu voto. No próximo dia 27, a pontinha do seu dedo vai ser o momento da sua decisão. Enquanto naquele que fala a verdade, que não mente, que não esconde os fatos. Todas as perguntas que o meu adversário pediu, eu respondi. Ele fingiu que não ouviu porque ele não usou o cotonete antes de vir para cá. Mas isso faz parte, né? Então eu quero aqui pedir o seu voto no próximo dia 27. Voto 22. Preciso dessa oportunidade.

  • Leandro Vilela (MDB)

Bem, quero agradecer a Deus pela oportunidade que me deu de poder estar participando desse processo e de ter a oportunidade, com a graça e a bênção de Deus, e com seu apoio, governar a nossa segunda maior cidade do nosso estado. Quero agradecer a todos vocês que ficaram até essa hora nos assistindo e participando. Pena que o nosso candidato faltou com respeito aqui, mais uma vez mostrando quem ele é. Quero aqui também dizer que a nossa campanha é a campanha da verdade contra a campanha da mentira e contra a campanha de fake news espalhada todos os dias pelo candidato. De forma que assim nós vamos conduzir a nossa vida pública, assim como conduzimos a nossa vida pessoal. Vamos governar com esse time, que traz o legado do nosso saudoso prefeito Maguito Vilela, que traz o melhor governador do Brasil, o governador Ronaldo Caiado, que nos apoia e está conosco, que traz o apoio do vice-governador, Daniel Villela, de Gustavo Medanha, de Dona Gracinha Caiado e que traz você, aparecidense. Obrigado. Nos abraça. A cidade nos abraçou, nos acolheu e, por isso mesmo, saímos vitoriosos do primeiro turno. Por isso, peço o seu voto de confiança para que possamos vencer as eleições e tratar a nossa cidade com muito respeito, com muita honra, transformando na melhor cidade para se viver no estado e no nosso país. Muito obrigado. Peço o seu voto, Leandro Vilela e João Campos para prefeito no dia 27 de outubro, com 15. Muito obrigado e que Deus nos abençoe.

fonte: g1 goiás

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo