Política

Lula dá posse ao novo ministro do Turismo, Celso Sabino, do União Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu posse ao novo ministro do Turismo, Celso Sabino (União-PA), nesta quinta-feira (3/8), em uma cerimônia curta no Palácio do Planalto. O ministro, no entanto, já vinha trabalhando na pasta há quase duas semanas, após um longo período de negociações do governo com o União Brasil, uma das principais siglas que compõem o Centrão.

Sabino substitui a deputada federal Daniela Carneiro (União-RJ), envolvida em polêmica com milícias cariocas e que em abril solicitou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para deixar o partido, minando o apoio dos correligionários. O novo ministro então havia sido oficializado em meio às  negociações para aprovação da Reforma Tributária, ainda no meio de julho.

O novo ministro afirmou que assumiu o Turismo com o compromisso de fazer do setor uma ferramenta de desenvolvimento sustentável. “É um desafio que aceito com determinação e humildade, mas com muita confiança. Especialmente ao ver tantos amigos e líderes aqui presente”, disse Sabino durante discurso na cerimônia.

O evento no Palácio do Planalto contou com a presença do primeiro escalão do governo Lula e dos principais nomes do Centrão, como o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) – que se sentou ao lado do presidente -, André Fufuca (PP-AL) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), cotados para assumir outros ministérios na iminente reforma da esplanada.

Ministro promete “plano nacional de desenvolvimento do turismo” para setembro

Ao discursar na cerimônia de posse, Sabino prometeu entregar no mês que vem ao presidente um “plano nacional de desenvolvimento do turismo, com programas, metas, objetivos, ações e tarefas”.

“Sendo um setor transversal, que se relaciona com tantos setores e atores, será fundamental a interlocução com a Câmara dos Deputados, com o Senado Federal, ministérios, governos estaduais e municipais”, pontuou Sabino. O ministro afirmou que vai trabalhar para ampliar os números do turismo, como visitantes estrangeiros e a participação do setor no Produto Interno Bruto (PIB).

Ele citou dados do setor, como o faturamento de R$ 730 bilhões no ano passado e participação de 7,8% no PIB, mas disse que “estamos ainda muito aquém de onde poderíamos chegar” O ministro fixou a meta de atingir dois dígitos de participação do Turismo no PIB nacional.

Antecipando programas e benefícios que serão implementados, Sabino disse que será lançado o “Conheça o Brasil” para aumentar o fluxo turístico interno. O programa deve contar com parcerias privadas para ofertar “descontos para pessoas da melhor idade e trabalhadores de baixa renda”.

O ministro também citou uma parceria como o Ministério de Portos e Aeroportos, do ministro Márcio França (PSB), “que disponibilizará passagens aéreas e hospedagens a preços bastante acessíveis”.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo