Lula liga para presidente da África do Sul e antecipa o debate do G20

Crédito: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou nesta segunda-feira (17) para o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa. Os dois conversaram principalmente sobre a Cúpula do G20, que será realizada em Joanesburgo na semana que vem, quando encerra seu ciclo da Africa do Sul à frente do grupo. O telefonema durou cerca de 40 minutos.
Segundo o Palácio do Planalto, o telefonema durou cerca de 40 minutos e, Lula reiterou o apoio das iniciativas lançadas pela África do Sul à frente do G20, como o Grupo de Especialistas em Desigualdade, presidido pelo economista vencedor do Prêmio Nobel, Joseph Stiglitz.
Lula declarou ainda o apoio do Brasil à criação de um Painel Internacional sobre Desigualdade. Saudou também a continuidade da Cúpula Social do G20, criada pelo Brasil no ano passado, e a iniciativa sul-africana sobre segurança alimentar e preço dos alimentos.
O chefe do Executivo brasileiro vai participar da Cúpula do G20, que será realizada em Joanesburgo nos dias 22 e 23 de novembro, na próxima semana. Durante o evento, Ramaphosa e Lula farão uma reunião bilateral. Logo depois, o petista fará uma visita a Moçambique.



