Lula, Pacheco, Lira e ministros vão ao RS neste domingo monitorar áreas afetadas pela chuva
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) viajam neste domingo (5) a Porto Alegre para acompanhar as ações no estado, que enfrenta uma tragédia causada pelas fortes chuvas e enchentes que atingem a região.
Além de Lula e Pacheco, integram a comitiva nove ministros, entre os quais Paulo Pimenta (Comunicação Social), Waldez Góes (Integração) — que já estão no Rio Grande do Sul — e Renan Filho (Transportes), Nísia Trindade (Saúde) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos).
O Rio Grande do Sul enfrenta uma tragédia sem precedentes. Até a noite de sábado, 55 pessoas haviam morrido em razão das enchentes. Além disso, mais de 82 mil pessoas estão fora de suas casas – desalojadas ou desabrigadas – e cerca de 350 mil estão em energia elétrica.
O nível do Guaíba bateu recorde entre a noite de sexta-feira (3) e a manhã deste sábado (4), chegando a incríveis 5,10 metros às 14 horas. Essa é a maior marca já registrada na capital gaúcha, superando a cheia histórica de 1941, com 4,76 metros.