Brasil

Lula pede apoio ao presidente egípcio para repatriação de brasileiros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou, por telefone, na tarde deste sábado (14/10), com o presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sissi, para pedir apoio à retirada dos brasileiros que estão tentando sair da Faixa de Gaza. Segundo comunicado do Palácio do Planalto, Lula informou ao egípcio que, assim que os brasileiros cruzarem a passagem de Rafah, serão acompanhados pelo embaixador do Brasil no Egito até o Aeroporto de Arish, onde embarcarão imediatamente em aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) com destino ao Brasil.

Lula aproveitou a ligação para reiterar a importância “em se criar corredor humanitário para a saída dos estrangeiros que querem retornar a seus países”.

Ambos concordaram com a urgência em se permitir a entrada de ajuda humanitária em Gaza. Nesse contexto, o presidente Lula informou que o Brasil deve enviar, entre outros itens, kits de medicamentos.
“O presidente Lula confirmou que o Brasil, no exercício da presidência do Conselho de Segurança da ONU, manterá atuação incansável para evitar um desastre humanitário ainda maior e o alastramento do conflito”, enfatiza o comunicado.

Autoridade Palestina

Mais cedo, o presidente brasileiro havia conversado com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, com o mesmo objetivo.

Segundo o governo brasileiro, na conversa com Abbas, Lula “expressou preocupação com os civis na região e o bloqueio de ajuda humanitária”. O presidente brasileiro também condenou, na conversa, “os ataques terroristas contra civis em Israel” e, mais uma vez, enfatizou a importância de um corredor humanitário e da libertação imediata de todos os reféns.

Na última quinta-feira (12), Lula também já havia telefonado para o presidente israelense, Isaac Herzog, quando fez um apelo pelo estabelecimento de um corredor humanitário para a saída de pessoas da Faixa de Gaza e agradeceu o apoio à retirada de brasileiros de Israel.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo